terça-feira, 4 de setembro de 2012

Tique ou TOC?




TIQUE OU TOC ?

Existem alguns distúrbios que são constantemente confundidos, pois apresentam particularidades e indicam diferentes doenças. Tiques nervosos, por exemplo, são caracterizados por movimentos súbitos, involuntários, que se manifestam por contrações repetitivas e rápidas dos músculos ou vocalizações recorrentes, involuntárias, complexas e rápidas, podendo até se manifestar pelo disparo de palavras obscenas fora do contexto. Felizmente, os tiques e o Toc (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) não afetam as condições físicas da pessoa e o seu raciocínio, porém podem influenciar na auto-estima dos indivíduos levando-os ao isolamento.
Os tiques nervosos são provocados por falhas cerebrais adquiridas de forma hereditária que podem sofrer influência do estado emocional da pessoa. Existem casos em que os tiques passam a ficar mais evidentes e a ocorrer em diferentes partes do corpo, o que é característica da Síndrome de Tourette, a forma mais grave dos tiques nervosos.
Em diferença aos tiques nervosos ocorre o Toc que é um transtorno mental caracterizado por alterações no comportamento, no pensamento e nas emoções de um indivíduo que resulta em obsessões diversas como obsessão por limpeza, dúvidas, repetições de palavras, repetições de cores de roupa, preocupações com o corpo em excesso, contagens em geral e outras.
Ambos os distúrbios podem ser tratados, porém o tratamento para os tiques nervosos são limitados, somente é prescrito um medicamento se houver sofrimento por parte do indivíduo. Para o Toc existem diferentes medicamentos que auxiliam o indivíduo e esses são prescritos de acordo com a necessidade de cada um.
 
 
Coluna No Divã - assinada pela Dra. Marisa Martins - Psicóloga - CRP: 06/30413-0
Imagem by Google
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: