sábado, 8 de setembro de 2012

Dica Cultural



Já está disponível a nossa Agenda com a programação cultural do mês de setembro!

TEATRO

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL – Quixotes
Dom Quixote – O Cavaleiro Sonhador
Com Núcleo Trecos e Cacarecos
Enquanto o mundo começa a ser explorado pelas navegações, um velho fidalgo ainda sonha em ser cavaleiro. Com a velha armadura de seu bisavô, o herói Dom Quixote de La Mancha sai em busca do amor e da justiça, sustentado por seu fiel escudeiro, Sancho Pança. Nesta adaptação da obra de Miguel de Cervantes, livros e brinquedos ganham vida e se transformam em personagens que dão asas à imaginação do público. + 5. 45 min.
1 de setembro (sáb) – 16h – BP Hans Chirstian Andersen
2 de setembro (dom) – 11h – BP Álvares de Azevedo
2 de setembro (dom) – 16h – BP Viriato Corrêa
8 de setembro (sáb) – 14h – BP Mário Schenberg
9 de setembro (dom) – 11h – BP Cora Coralina
Ensaio aberto do espetáculo: Por uma estrela
Com Cia Truks
No novo e inédito espetáculo da Cia Truks, o grupo conta a comovente história de duas crianças que nascem e crescem juntas em uma pequena ilha do norte do Brasil, mas que, por contingências da vida, terão que se separar. A peça, recheada de bonitas imagens, é um poético retrato do amor. Livre.
9 de setembro (dom) – 11h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

CURSOS, ENCONTROS E OFICINAS

Ciclo “O desenvolvimento do olhar e a crítica de cinema”
Com Celso Sabadin, jornalista e crítico de O Curso tem por objetivo abrir os olhos, os ouvidos e a percepção do aluno para a obra cinematográfica. Como ver um filme com outros olhos? O que perceber? Como perceber? Como interpretar? Sempre ilustrado com trechos de filmes, alguns temas abordados serão: a crítica, o roteiro, a direção de arte, a montagem, pós-produção e sonorização.
50 vagas. Inscrições de 10 a 25 de setembro diretamente na Biblioteca.
Às segundas, às 19h, de 1 a 29 de outubro. BP Roberto Santos.
Oficina de escrita criativa – Como escrever seu livro
Com Reynaldo Bessa
Na oficina será abordado como desenvolver uma ideia que dará origem a um poema, conto ou até mesmo romance; como enriquecer essa idéia através de leituras e análises de texto; como terminar um texto inacabado. Também serão mostrados os caminhos a serem seguidos no mercado editorial atual, o mundo dos blogs, livros digitais, mídias sociais e muito mais.
25 vagas. Inscrições até 18 de setembro pessoalmente ou pelo telefone.
Às terças, das 19h30 às 21h30, de 11 de setembro a 16 de outubro. BP Alceu Amoroso Lima.
Palestra Nova ortografia
O professor João Jonas Veiga Sobral apresentará as principais mudanças propostas pelo Novo Acordo Ortográfico e as ilustrará com exemplos extraídos de mídias impressas e canções populares. Haverá espaço para debate e esclarecimento de dúvidas a cerca das novas solicitações. 2h10.
8 de setembro (sáb) – 13h – BP Milton Santos

14 de setembro (sex) – 15h – BP Narbal Fontes

LEITURA E LITERATURA

Nova visão literária
Com Regina Célia de Oliveira, Maria Alice Fagundes e Elisandro Barbosa Ismael
A proposta é uma reflexão sobre a obra literária brasileira, em linhas gerais, no que concerne à interpretação dos textos literários a fim de que possam melhorar suas competências na área da leitura e da escrita. No primeiro encontro será abordado um esquema de estudo e interpretação de textos. Nos demais serão discutidas as obras: Til, de José de Alencar; Memórias de Um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida; e Vidas secas, de Graciliano Ramos.
Às quintas, das 14h às 16h de 6 a 27 de setembro. BP Padre José de Anchieta

CIÊNCIAS

Oficina Onde está o ar (Helicóptero de papel)

Com Mad Science
Nesta oficina, será apresentado o mundo invisível e fantástico do ar e da pressão atmosférica. De forma lúdica e com as mãos na massa (ou melhor, no ar), os participantes irão perceber que apesar de não podermos ver ou sentir o seu cheiro, o ar pode ser sentido, está em todo o lugar, ocupa espaço e tem até peso. As crianças manusearão incríveis geradores de vórtices, farão bolas flutuarem, derrubarão objetos com a força do ar e muitos mais.
40 vagas. É necessário agendamento prévio por telefone.
12 de setembro (qua) – 11h – BP Mário Schenberg

ARTES NA RUA

Histórias, teatro, música, leitura e muita diversão nos Ônibus-biblioteca e Bosques da Leitura. Confira a programação
blogger custom facebook twitter

Nenhum comentário: