Conselho Federal de Medicina condena Terapia Antienvelhecimento






A ausência de evidências científicas que justifiquem a prática da Medicina antienvelhecimento - denominada antiaging - levou o Conselho Federal de Medicina (CFM) a elaborar parecer contrário à essa prática. A conclusão foi elaborada pelos membros da Câmara Técnica de Geriatria da entidade, fundamentada em meta-análise realizada sobre o assunto.
Alguns profissionais, segundo o CFM, realizam esses procedimentos sem comprovação científica, geralmente utilizando-se de publicidade imoderada, sensacionalista e promocional, chegando a garantir bons resultados, o que contraria o Código de Ética Médica (CEM).
A principal crítica do CFM sobre a técnica de antienvelhecimento diz respeito à reposição hormonal e à suplementação com antioxidantes, vitaminas e sais minerais, medidas propostas pelos profissionais que as prescrevem.
O tratamento hormonal utilizado nas pessoas que buscam o rejuvenescimento era o mesmo usado em pacientes com hipofunção glandular. O tratamento sem a devida indicação coloca a saúde do paciente em risco.
De acordo com o Parecer nº 29, não se reconhece no Brasil a especialidade médica de antienvelhecimento, assim como na União Europeia e nos Estados Unidos.


by Mari Martins
Imagem by Google
Fonte: Jornal do Cremesp - Agosto 2012




Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina