Dica Cultural



FANTASTICON 2012

Nos dias 15, 16, 22 e 23 de setembro, os interessados em Literatura Fantástica se reunirão na Biblioteca Viriato Corrêa para trocar informações, debater idéias, levantar tendências e se divertir.
Na programação deste final de semana você encontra a oficina “Como fugir de arquétipos de bom & mau em sua história”, a mesa-redonda "O imaginário medieval: origem e continuidade dos seres fantásticos", o debate “Mulheres & Fantasia” e muito mais. Veja a programação completa.
Kelly Orasi

CURSOS E ENCONTROS

O despertar do contador de histórias
Com Kelly Orasi
Mini curso que tem por objetivo apontar caminhos para a arte da narrativa; levantando questões, propondo exercícios, incentivando a pesquisa e finalizando com uma roda de histórias com os participantes.
Vagas limitadas. Inscrições diretamente na biblioteca.
Aos sábados, das 9h às 16h, de 15 a 29 de setembro. BP Belmonte.
Ciclo “Ficção científica – Uma odisséia no cinema”
Com Celso Sabadin, jornalista e crítico de cinema dos sites Planeta Tela e 100% Vídeo, da Revista de Cinema e da Rádio Bandeirantes.
Mais de um século após o pioneiro curta metragem “Viagem à Lua”, de Georges Méliès, ter encantado as platéias do mundo inteiro, a Ficção Científica continua sendo um dos temas mais fascinantes do cinema. O ciclo propõe uma abordagem objetiva, direta e esclarecedora sobre os diferentes caminhos que o gênero percorreu desde a época dos filmes mudos até os dias de hoje. Tudo fartamente ilustrado com alguns dos trechos mais importantes dos melhores filmes de Ficção Científica de todos os tempos.
60 vagas. Inscrições até 30 de setembro diretamente na Biblioteca.
Aos sábados, às 14h, de 6 de outubro a 3 de novembro. BP Viriato Corrêa.
Palestra Nova ortografia
O professor João Jonas Veiga Sobral apresentará as principais mudanças propostas pelo Novo Acordo Ortográfico e as ilustrará com exemplos extraídos de mídias impressas e canções populares. Haverá espaço para debate e esclarecimento de dúvidas a cerca das novas solicitações. 2h10.
14 de setembro (sex) – 15h – BP Narbal Fontes
17 de setembro (seg) – 15h – BP Rubens Borba Alves de Moraes
20 de setembro (qui) – 15h – BP Paulo Duarte
Literasampinha: Evento literário e cultural direcionado a crianças
O Seminário Literasampinha é um encontro literário e cultural direcionado a crianças e que acontece pelo 2º ano em paralelo ao III Seminário Literasampa que este ano terá como tema central “Literatura para todos e para cada um” e se realizará nos dias 13, 14 e 15 de setembro no SENAC Consolação. Um dos eventos acontecerá em nossa Biblioteca.
15 de setembro (sáb) – das 9h às 13h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

MÚSICA

FEIRA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS

Traga seu livro ou gibi e troque por outros que você não tenha! São aceitos para troca livros em boas condições de literatura infantil, juvenil, adulto, gibis, quadrinhos e mangas. Só não são aceitos livros técnicos ou didáticos.
16 de setembro (dom) – das 10h às 15h – Parque Independência
Rua dos Patriotas, alt. do nº 300 com Av. Nazareth, s/nº. Ipiranga.

TEATRO

Vassilisa, a Sabida
Com Teatro por um triz
Conto tradicional russo. Num universo lúdico de caixas e tecidos, três atores contam a história desta Cinderela russa de maneira poética e divertida. Lançando mão de técnicas de manipulação direta para dar vida aos seus personagens confeccionados apenas com tecidos. Livre.
15 de setembro (sáb) – 16h – BP Hans Christian Andersen
Inocente no Dops
Com o Grupo Palavras. Texto: Tom Martins. Dir: Roberto Asor. Elenco: Carlos Shiavon, Tom Martins, Eder Brito e Guilherme Vale. Trilha Sonora: Eder Brito e Guilherme Vale.
Uma comédia sobre a ditadura militar, que dentre outros objetivos salienta a conquista do voto no Brasil e a conscientização do mesmo.
14 de setembro (sex) – 19h – BP Belmonte
Andersen sem palavras, com Grupo Caleidoscópio
Andersen sem palavras
Com Grupo Caleidoscópio
Em uma tela de 1,40 metro de largura, figuras construídas por Valter Valverde dão forma às versões para cinco contos de Andersen: O Patinho Feio, Soldadinho de Chumbo, Os Namorados, A Menina dos Fósforos e O Sapo. Enquanto manipula os personagens, o elenco consegue construir uma narrativa leve, apesar de abordar temas como tristeza, solidão e morte. Livre.
16 de setembro (dom) – 11h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dom Quixote – O Cavaleiro Sonhador
Com Núcleo Trecos e Cacarecos
Enquanto o mundo começa a ser explorado pelas navegações, um velho fidalgo ainda sonha em ser cavaleiro. Com a velha armadura de seu bisavô, o herói Dom Quixote de La Mancha sai em busca do amor e da justiça, sustentado por seu fiel escudeiro, Sancho Pança. Nesta adaptação da obra de Miguel de Cervantes, livros e brinquedos ganham vida e se transformam em personagens que dão asas à imaginação do público. +5.
19 de setembro (qua) – 14h30 – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dom Quixote para crianças
Com Núcleo Conspiração em Contos. Direção e adaptação: Solange Dias. Elenco: Cássio Castelan e Márcio Ribeiro.
Lições de humildade, justiça, ingenuidade e de defesa dos fracos e oprimidos são fontes de inspiração para a versão infantil desse clássico universal. As crianças poderão se identificar com as engraçadas e bem-humoradas aventuras do Cavaleiro da Triste Figura. +6.
15 de setembro (sáb) – 11h – BP Álvaro Guerra
16 de setembro (dom) – 14h – Bosque da Leitura Parque Lions Clube Tucuruvi
18 de setembro (ter) – 14h – BP Érico Veríssimo
20 de setembro (qui) – 10h – BP Chácara do Castelo

MÊS DA CULTURA INDEPENDENTE – I ENCONTRO DE LITERATURA DIVERGENTE

O Seminário de Literatura Divergente continua até sábado. No dia 14 de setembro (sex), o tema será “A cadeia da literatura divergente”; e no dia 15 (sáb) será “Os saraus literários e a renovação da oralidade”. Confira aqui a programação completa.
O encontro visa reunir escritores que se distinguem dos princípios que regem os cânones da produção, divulgação e distribuição de textos e obras literárias na atualidade brasileira. O objetivo é promover o encontro de ativistas, estudiosos, consumidores e admiradores de vertentes literárias, passando por maior aprofundamento crítico sobre essa produção, além da ampliação de suas estratégias empreendedoras.

SARAUS

LITERATURA PERIFÉRICA: VEIA E VENTANIA NAS BIBLIOTECAS DE SÃO PAULO
Sarau da Poesia MaloqueiristaBP Alceu Amoroso Lima
20 de setembro (qui) – 19h – Pelada Poética
A proposta é multiplicar a quantidade de espaços pra brincar com as palavras. Seguindo o modelo lúdico do campinho de pelada que tanto favorece a invenção, as pessoas são contagiadas pelo prazer de jogar com a inteligência da beleza. Coordenação: Eduardo Tornaghi.
Sarau da Brasa
15 de setembro (sáb) – 14h – BP Afonso Schmidt
blogger custom facebook twitter

Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina