FAPESP doa acervo para a Biblioteca Mário de Andrade





A FAPESP e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo realizaram no dia 6 de setembro uma cerimônia de doação para a Biblioteca Mário de Andrade (BMA) da Coleção FAPESP – formada por um acervo de 470 publicações, que serão disponibilizadas para consulta pública e gratuita pela instituição.
Composta por livros que obtiveram Auxílio à Pesquisa/Publicações  – da FAPESP e por relatórios científicos de pesquisas apoiadas pela Fundação, as publicações serão distribuídas pelas coleções Circulante, São Paulo, de Artes, Coleção Geral e Referência da BMA.
Todo material será catalogado no sistema informatizado da biblioteca e as obras serão identificadas no campo “coleção” como Coleção FAPESP. Os dados bibliográficos estarão disponíveis para consulta no catálogo online da BMA, que pode ser acessado no endereço www.bma.gov.br.
As obras que porventura já existam na Coleção Geral, São Paulo, de Artes e Referências, que são fixas da biblioteca, serão destinadas à seção Circulante. Já as obras mais especializadas das áreas de Ciências da Saúde, Exatas e Tecnologia, serão encaminhadas às bibliotecas temáticas dessas áreas ou a outras bibliotecas públicas do estado de São Paulo.
O objetivo da doação foi tornar acessíveis obras que retratam, em grande medida, o percurso das pesquisas realizadas com apoio da FAPESP nas mais diferentes áreas do conhecimento.
A maior biblioteca de São Paulo e a segunda do Brasil, atrás apenas da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, a Biblioteca Mário de Andrade, inaugurada em 1942, foi reaberta restaurada e modernizada em 25 de janeiro de 2011, no aniversário de São Paulo, após uma reforma iniciada em 2007.
Quase que abandonada durante o processo de evasão do centro paulistano, iniciado há 40 anos, a biblioteca foi revitalizada nos últimos anos e está retomando pouco a pouco sua normalidade.
Desde que a seção Circulante retornou ao edifício-sede da biblioteca, após passar por diversos locais da cidade, a BMA vem recebendo cerca de 900 a mil usuários por dia. E até o final de final de 2012 a instituição deverá ganhar sua segunda torre, que está sendo construída na rua Bráulio Gomes.
Coleção de obras raras
O acervo da Biblioteca Mário de Andrade é composto por, aproximadamente, 3,3 milhões de itens, entre livros, periódicos, mapas e multimeios.
A instituição também mantém grandes coleções especiais, que incluem um dos maiores acervos de livros de arte de São Paulo, uma biblioteca depositária da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma coleção de obras raras, que é considerada a segunda maior coleção pública do Brasil.
Atualmente, um conjunto de 100 livros raros e mil gravuras, desenhadas por estrangeiros que visitaram e descreveram o Brasil entre os séculos 16 e 19, além de 4,5 mil fotografias, produzidas por diversos fotógrafos que retrataram São Paulo entre 1862 a 1922, estão digitalizadas e disponíveis para consulta no site da biblioteca.

Imagem by Google
Fonte: Agência Fapesp

Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina