Saúde Baseada em Evidências



Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino Médico
De acordo com a diretriz curricular nacional do curso de graduação em Medicina idealizada no governo anterior e revisitada pelo atual governo, em que as metodologias ativas de ensino são encorajadas e ganham corpo, embora não sem morosos passos em território nacional; o Problem-based learning (PBL) ou Aprendizagem baseada em problemas têm-se destacado não somente pelas excelentes notas em avaliações como o ENADE, superando inclusive faculdades tradicionais, como também pelo bom desempenho nas atividades práticas, nas faculdades que a adotam.No PBL, o docente afasta-se do "papel principal" como única e inquestionável fonte de conhecimento e passa a ser um "facilitador" como tutor de um grupo de alunos, que passam à figura central do que chamamos de sessão de tutoria. Durante uma sessão é levado um "problema" aos alunos, devidamente construído pelos docentes com antecedência e seguindo uma linha pré-estabelecida, com objetivos (alvos) a serem alcançados pelos alunos. Há a "problematização" feita pelos mesmos, no qual é levantado qual é o conhecimento necessário a ser adquirido e as fontes que serão consultadas pelo grupo para compreensão e resolução do problema apresentado, entrando aqui algo indissociável da boa prática médica e fundamental a formação do jovem médico - a Medicina Baseada em Evidências, que perigosamente é negligenciada, subestimada ou mal-interpretada fora de grandes centros.
Na sessão seguinte, que ocorre com um intervalo de dias suficiente para a aquisição do conhecimento, cada aluno traz o conhecimento adquirido e nova discussão é realizada para a boa resolução do problema.
A participação ativa do aluno na sessão de tutoria e na busca do conhecimento, fora dela, é imprescindível para o método, e ao contrário do que poderíamos pensar é efetivamente feita, a partir do momento que aluno assume este papel ativo na busca do seu conhecimento.
Além de avaliar a progressão do grupo, o tutor procura identificar as características individuais de cada membro, algo possível dado o número reduzido de alunos no grupo, no máximo dez alunos, e estimulá-los ou corrigir deficiências. O tutor atua orientando possível desvios na condução da "problematização" e também quando surgem fontes duvidosas na resolução do problema.
As barreiras para a adoção da Aprendizagem baseada em Problemas como modelo pedagógico, com freqüência esbarram no conformismo e no desconhecimento do método.
Pelas escritas de Platão e Xenofonte temos Sócrates como um precursor do PBL, tirando a pecha de "modismo" do método e diversos outros exemplos históricos, colocam em xeque o "tradicional" método como inquestionável.
Os excelentes resultados das faculdades de Medicina da FAMEMA e UEL, pioneiras no método no Brasil, a vasta experiência e sucesso de MacMaster, Maastricht e Harvard, amplamente divulgadas no mundo, corroboram sua efetividade , nos fornecendo mais uma ferramenta para aquisição de conhecimento em uma época de crise na formação médica no Brasil.

by André Luis Alves De Lemos, MD, MSc
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