Herpes Simples


Trata-se de uma virose transmitida, predominantemente, pelo contato sexual (inclusive oro-genital). A transmissão pode se dar, também, pelo contato direto com lesões ou objetos contaminados. Caracteriza-se pelo aparecimento de lesões vesiculosas que, em poucos dias, transformam-se em pequenas úlceras, precedidas de sintomas de ardência, prurido e dor. Acredita-se que a maioria dos casos de transmissão ocorre a partir de pessoas que não sabem que estão infectadas ou são assintomáticas. Mais recentemente, tem sido reconhecida a importância do Herpes na etiologia de úlceras genitais, respondendo por grande percentual dos casos de transmissão do HIV, o que coloca o controle do herpes como prioridade.

O vírus do Herpes Simples é comumente associado a lesões de membranas mucosas e pele, ao redor da cavidade oral (herpes orolabial) e da genitália (herpes anogenital). Determina quadros variáveis benignos ou graves e há dois tipos de vírus: o tipo 1, responsável por infecções na face e tronco, e o tipo 2, relacionado às infecções na genitália e de transmissão geralmente sexual. Ambos os vírus podem infectar qualquer área da pele ou mucosas. As manifestações clínicas são distintas e relacionadas ao estado imunológico do paciente. O principal reservatório do vírus é o homem e o período de incubação é de 1 a 26 dias; em média, 8 dias após o contato. Em vários casos, o período pode ser bem mais longo, de difícil precisão. O período de transmissibilidade é variável de 4 a 12 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas.

O Herpes é uma doença de distribuição universal. De 50 a 90% dos adultos têm anticorpos circulantes contra HSV- tipo 1; e 20 a 30%, contra HSV- tipo 2.

É muito importante manter uma alimentação balanceada diariamente e hidratar-se com frequência, pois a baixa imunidade pode abrir as portas para a doença se manifestar.

by Mari Martins
Fonte de pesquisa: Doenças Infecciosas e Parasitárias - Guia de Bolso - 8ª Edição Revista
Imagem by Google


Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina