Aliado ou inimigo?



Já observei o descontentamento e presenciei cenas de reclamações com relação às novas regras para prescrição e venda de antibióticos em nosso país. Sempre tem alguém reclamando nas farmácias, ou por causa da receita ou por causa do prazo de validade da receita. O que as pessoas não entendem, é que do jeito que estava, não dava para permanecer, pois qualquer um comprava e tomava o medicamento indiscriminadamente, sem prescrição médica, sem monitoração, e com isso, alimentávamos um problema que hoje é muito sério, a questão das bactérias resistentes.
Todos sabemos que o uso de antibióticos deve ser levado à sério, o medicamento deve ser tomado exatamente como prescrito, pois a utilização incorreta do mesmo poderá trazer consequências sérias, pode ocorrer de num futuro muito próximo, não termos mais antibióticos para o tratamento das infecções, pois o uso invedido cria a resistência bacteriana. Temos visto constantemente casos de surtos de superbactérias como a KPC, que é resistente a maioria dos antibióticos e quando há esse tipo de surto, vários pacientes morrem.
A nova norma não veio para complicar e burocratizar, veio para salvar vidas e essa fiscalização toda só tende a ajudar. Confie nisso!

by Mari Martins
Imagem by Google



Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina