O uso indiscriminado de polivitamínicos



O uso de Polivitamínicos sob a luz das evidências


Existe uma cultura que atinge todos os extratos sócio-econômico-culturais de que a suplementação de vitaminas é benéfica. E se não o for, mal não faz.
E o que dizem as melhores evidências científicas sobre o assunto?
Embora existam vários “estudos” tentando provar que a suplementação de vitaminas possa ser útil, especialmente em pessoas saudáveis para a prevenção de doenças, nenhum deles resiste a uma análise metodológica mais apurada.
Na pirâmide das evidências temos a revisão sistemática como o melhor nível para incorporarmos algo à terapêutica, sendo a biblioteca Cochrane a maior fonte de revisões sistemáticas disponíveis, infelizmente ainda sub-utilizada em nosso meio. Em países mais avançados na parte de pesquisas e aonde ao contrário do Brasil, o acesso é pago, ela tem um destaque muito maior. Quando não existem revisões sobre o assunto, procuramos outros tipos de estudos, porém neste caso existem várias revisões sistemáticas com metanálise, conclusivas sobre o assunto.
Nenhuma mostra efeito favorável no uso “preventivo” de polivitamínicos ou mesmo vitaminas em específico e uma (Antioxidant supplements for prevention of mortality in healthy participants and patients with various diseases-Bjelakovic Goran et al Cochrane Database of Systematic Reviews, Issue 02, 2011) ainda mostra possível aumento de mortalidade com o uso de vitamina A e vitamina E.
A mídia farta-se em mostrar famosos que tem “pique” porque tomam isso ou aquilo, mas as melhores evidências científicas disponíveis mostram-nos o que a vovó já sabia: a melhor prevenção possível ainda é uma dieta equilibrada, diversificada, atividade física regular e abandono de vícios como tabagismo, não havendo substitutos em cápsulas nem em parafernálias eletrônicas.

by André Luis Alves De Lemos, MD, MSc
Imagem by Google


Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina