Propaganda enganosa



Expectativa irreal causa processos éticos

Você já deve ter visto nos jornais, na TV, nas revistas e até na internet, aquela propaganda que promete milagres através da cirurgia plástica. Pois bem, não espere milagres, isso poderá lhe trazer muitos problemas.

O Brasil é o 2º no ranking mundial de cirurgias plásticas, atrás apenas dos EUA. De acordo com pesquisa do IBOPE, estima-se que em 2009 tenham sido realizadas mais de 640 mil cirurgias plásticas no país, das quais 82% em mulheres.
Em 2010, a especialidade foi responsável por 62 denúncias de um total de 963. Em dez anos (entre 2001 e 2010), o total de processos relativos à cirurgia plástica foi de 444. Ainda neste universo, do total, nove profissionais tiveram seus diplomas de Medicina suspensos.
Por ser área de maioria masculina, os médicos representam 85% (403) dos envolvidos em processos éticos. A pesquisa do CFM revela que a maioria dos processos não está ligada a erros médicos, que podem ser enquadrados como casos de negligência, imperícia ou imprudência.
Grande parte dos processos se refere à insatisfação do paciente e à publicidade indevida. Entre os processos recebidos pelo CFM, a cirurgia plástica não é um destaque, mas vale a pena ressaltar, há muita propaganda enganosa nesse meio e essa pesquisa oferece mais segurança e confiabilidade para os médicos e pacientes. Faça uma pesquisa sobre o profissional antes de se submeter a uma cirurgia, veja se tem uma especialização e se está realmente gabaritado e não confie em propagandas exageradas.

by Mari Martins
Imagem do Google






Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina