quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Teste de Apgar



Você sabe o que é o Teste de Apgar? Já ouviu falar?
Essa é para as gestantes de plantão.

Seu obstetra já deve ter explicado que assim que o bebê nasce, ele passa por uma avaliação, que dirá como ele estava antes do parto e após a sua chegada ao mundo. No primeiro minuto de vida o teste revela como a criança estava intra-útero e a segunda avaliação, aos cinco minutos de vida, o teste mostra a recuperação do bebê, ou seja, reflete o extra-útero.
Esse teste foi criado em 1952 pela Dra. Virgínia Apgar, responsável também pela criação da neonatologia e o teste é o mesmo utilizado até hoje.
Esse exame não dá nenhum prognóstico ou revela se o recém-nascido é saudável ou não, ele apenas avalia como foi o nascimento. O teste avalia 5 indicativos de vitalidade: frequência cardíaca, respiração, tônus muscular, reflexo e cor da pele. Após essa avaliação, são atribuidas notas de zero a dois que somadas dão o resultado do exame, sendo zero a mais baixa - geralmente quando há alguma complicação na gestação ou no parto - e dez a mais alta - quando o nascimento é tranquilo e a gravidez ocorreu sem nenhum problema.

by Mari Martins
Imagem by Google


Nenhum comentário: