Cárie do bico da mamadeira




 
Esse tipo de cárie já recebeu muitos nomes diferentes, mas o mais conhecido é o de cárie do bico da mamadeira. Na realidade, não é a mamadeira que provoca a cárie e sim o seu conteúdo, pois o leite ou o suco é adoçado com açúcar ou mel e o leite in natura por sí só já contém açúcar e em comparação, o leite materno contém duas vezes mais açúcar que o leite bovino.
Além da conscientização do fato de que precisamos diminuir a quantidade de açúcar que ingerimos, precisamos parar com a mania de oferecer tudo bem docinho para as crianças, os pequenos já crescem com o vício pelo o que é "bem doce" e isso é prejudicial, a começar pela dentição, os primeiros dentes da criança já nascem cariados porque muitas mães deixam seus bebês sugando o bico da mamadeira ou mesmo o bico do peito por muito tempo à noite, por estarem cansadas. O fato da criança sugar o bico da mamadeira ou bico da mama a deixa calma e sonolenta, então muitas mães excedem nesse tempo e à noite, é quando diminui a salivação da criança e essa salivação é que contribui para eliminação dos resíduos acumulados na boca, aí, mal os dentinhos começam a nascer e já sofrem os ataques cariogênicos do açúcar.
Os especialistas indicam sempre, que a última mamadeira seja de água, assim, se a criança adormecer antes da higiene bucal, a água lavará um pouquinho os dentes e ajudará a eliminar um pouco dos resíduos, mas o correto mesmo é fazer a higiene bucal completa.

by Mari Martins
Imagem by Google


Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina