quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Criopreservação





A criopreservação é a retirada das células-tronco do cordão umbilical do recém-nascido. Isso pode significar um "seguro de vida" para o seu filho, garantindo a sua saúde futuramente, já que muitas doenças podem ser curadas a partir da utilização dessas células virgens.
Algumas mães ainda são resistentes ao procedimento, pois ainda falta informação sobre como é feito e sobre a conservação das células-tronco.

O procedimento é indolor e realizado na hora do parto. O médico corta o cordão umbilical do bebê e logo em seguida é feita a coleta do sangue que ficou no resto do cordão e na placenta. Esse sangue é colocado dentro de uma bolsa especial e enviado para o laboratório que irá separar as células-tronco. As células são armazenadas em outras duas bolsas de 25 ml e guardadas em tanque de nitrogênio líquido a -196ºC e elas podem ficar armazenadas por tempo indeterminado.
As célular retiradas do cordão umbilical são consideradas "virgens", porque não sofreram nenhum tipo de influência do meio externo, como medicamentos e estresse. Elas podem ser usadas no tratamento de anemias, leucemias, linfomas, talassemia e mais 80 patologias.

by Mari Martins
Imagem by Google


Nenhum comentário: