Câncer de Mama Masculino



Quando se fala em câncer de mama, logo se relaciona a doença à mulher, mas homem também pode desenvolver a doença. O câncer de mama masculino corresponde a menos de 0,2% dos casos de câncer e estudos demonstram que os pacientes são diagnosticados tardiamente e por isso apresentam taxa de mortalidade mais alta quando comparados ao sexo feminino.
A literatura sobre a neoplasia mamária nos homens é escassa e estudos demonstram diferenças de sobrevida em relação à raça, ao estado civil, à idade, à educação, aos subtipos histológicos, à genética, à expressão de fatores prognósticos e aos marcadores moleculares. Sabe-se pouco sobre a etiopatogenia, epidemiologia ou caracterização da morbidade, de modo que homens e mulheres ainda são tratados da mesma forma, por meio de cirurgia, radioterapia, quimioterapia e manipulaçao hormonal.
Geralmente é entre os 50-60 anos de idade que o tumor começa a se manifestar no homem e nos últimos 15 anos esse índice tem aumentado muito.
Ao contrário do que se pensa, o homem também pode e deve fazer o auto-exame de mama e sempre que notar algo diferente, ele deve procurar um médico que irá encaminhá-lo a um especialista. Sabemos que por questões culturais, os homens não têm o costume de realizar exames preventivos, mas um checkup anual não faria mal a ninguém. Prevenção é tudo!

by Mari Martins
Imagem by Google


Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina