Campanha



Cirurgias seguras salvam vidas

O Ministério da Saúde/Secretaria de Atenção à Saúde aderiu à campanha Cirurgias Seguras Salvam Vidas (Safe Surgery Saves Lives) da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, representação Brasil, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)/Gerência Geral de Tecnologia em Serviço de Saúde e Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC).

O objetivo é melhorar a segurança do cuidado cirúrgico em todo o mundo, definindo normas de segurança que podem ser aplicadas em todos os países membros OMS. Para isso, a iniciativa sugere a adoção, nos hospitais, de uma Lista de Verificações. Trata-se de checklist padrão, preparada por especialistas, para ajudar as equipes cirúrgicas a reduzir as ocorrências de danos ao paciente. Essa lista inclui uma avaliação integral do paciente previamente a cada procedimento cirúrgico, em caso de cirurgia eletiva ou de acordo com a condição de cada pessoa em situação de urgência.

Dessa forma, busca garantir os padrões de segurança estabelecidos para realizar procedimentos cirúrgicos e que os eventos adversos apresentados nas salas de cirurgia e de recuperação sejam registrados de forma efetiva, possibilitando a adequada atenção do paciente pós-cirúrgico.

by Mari Martins
Fonte: OPAS
Imagem by Google


Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina