O Mal de Alzheimer

 

 

Dia Mundial da Doença de Alzheimer

O dia 21 de setembro é um dia especial no calendário mundial para reunir cuidadores, familiares, portadores da doença, profissionais da área da saúde, pessoas envolvidas com o tema e as Associações de Alzheimer de todo mundo, para realizar atividades para a conscientização da sociedade e dos governantes sobre a doença de Alzheimer. As atividades desse dia são coordenadas pela AID Alzheimer's Disease International, entidade que congrega todas as Associações de Alzheimer no mundo, para atrair a atenção da mídia internacional e dos governantes de políticas públicas. Juntos podemos unir esforços e motivação para assegurar melhora de qualidade de vida para as pessoas com demência e seus cuidados.

A ABRAZ, neste dia, desenvolve atividades através de suas Regionais e Sub-regionais em todo o país:


  • Informando a população sobre o papel da ABRAZ;
  • Orientando a população através de eventos científicos específicos;
  • Oferecendo cursos, seminários e simpósios;
  • Oferecendo atividades artísticas e culturais que sensibilizem e conscientizem a sociedade.
O dia 21 de Setembro é um dia voltado para os movimentos solidários envolvendo todas as pessoas que convivem com demência tipo Alzheimer em todo o mundo. Atualmente cerca de 26 milhões de pessoas em todo o mundo são portadores da doença de Alzheimer (DA) e estudos realizados pela Universidade John Hopkins (EUA) concluem que até o ano 2050, cerca de 100 milhões de pessoas desenvolverão a doença. No Brasil, estima-se que cerca de 1.200.000 brasileiros sejam portadores da DA, considerando cerca de 190.000 só no Estado de São Paulo.
Ainda não foi descoberta a cura para a doença, ainda não se sabe ao certo o que causa ou como prevení-la, é uma doença que traz muito sofrimento para o doente e sua família. Portanto, existem sérios motivos para a conscientização e campanhas nesse dia.

by Mari Martins
Fonte: ABRAZ - www.abrazsp.org.br
Imagem by Google


Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina