terça-feira, 13 de setembro de 2011

Higienização das mãos





É realmente incrível ter que falar sobre coisa tão básica, mas que quando não é feita, causa muitos danos, inclusive pode levar à morte.
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está mapeando a higienização das mãos em unidades de saúde em parceria com a OMS (Organização Mundial de Saúde).
As mãos são a principal via de transmissão de micro-organismos. Assim, a segurança dos pacientes depende de uma higienização cuidadosa e frequente dos profissionais da saúde.
Em 2010, a ANVISA fez uma avaliação prévia em unidades de saúde do país e identificou que alguns profissionais da área têm dificuldade de higienizar as mãos como orienta a OMS (antes do contato com o paciente, após o procedimento de atendimento e também após a contaminação com algum fluído corporal). Se há essa dificuldade, coisa que não deveria haver em nenhuma hipótese, o que será dos pacientes atendidos por esses profissionais?

De acordo com pesquisas, o simples gesto de lavar as mãos reduz em 50% o índice de mortes por diarréia e em 25% as por infecções respiratórias. Além disso, pesquisas mundiais apontam que 40% das pessoas não lavam as mãos depois de ir ao banheiro.

Pessoal, higiene é tudo! É muito importante e trata-se de uma questão de conscientização. Vamos lá! Vamos trabalhar isso!

by Mari Martins
Imagem by Google

Nenhum comentário: