Amamentação e Sexualidade



Na semana passada eu postei matérias curtas sobre Técnicas de Aleitamento Materno. Hoje eu quero iniciar algumas postagens falando de um aspecto diferente do aleitamento, a questão da sexualidade. Nunca vi ninguém expondo o aleitamento materno por esse prisma e gostaria de enfatizar que a amamentação é importante inclusive para a vida afetiva-sexual do indivíduo.

A sucção do leite materno é a primeira manifestação sexual do ser humano ao nascer. O bebê, ao sugar, sacia a fome física e afetiva quando seus lábios assumem o papel de zona erógena ao entrar em contato com o leite materno aquecido, desencadeando a sensação de prazer.
A mulher que amamenta também vivencia sensações prazerosas devido à ativação, no cérebro, dos centros neurais sexuais, promovida pela liberação da ocitocina. Inclusive algumas mulheres relatam melhora do quadro de anorgasmia após o processo de amamentação.
O aleitamento materno é importante para a estruturação adequada da sexualidade vivenciada por meio da sucção e do contato pele a pele com a mãe, servindo de base para as trocas afetivo-sexuais na vida adulta.

Na próxima postagem eu falarei sobre Amamentação e Sexualidade Infantil.

by Mari Martins
Fonte de pesquisa: Manual de Aleitamento Materno 2010
Imagem by Google


Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina