Vacina contra HPV para homens


Liberada a vacina contra HPV para o sexo masculino
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) liberou a aplicação da vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) para o sexo masculino. Até então, era recomendada apenas para as mulheres.
A vacina quadrivalente recombinante contra o HPV tipos 6, 11, 16 e 18 é indicada para homens entre 9 e 26 anos para a prevenção de verrugas genitais causadas pelos vírus 6 e 11. Nos homens, as verrugas geralmente localizam-se no pênis e no ânus, enquanto no gênero feminino as lesões surgem na vulva, vagina, ânus e colo de útero.
 
Importante: Após uma pesquisa realizada no Brasil, México e Estados Unidos com homens de 18 a 70 anos, constatou-se que dos 50% com HPV, 30% tinham o tipo do vírus que pode levar ao câncer.
Há mais de cem modalidades de vírus, a maioria inofensiva. No entanto, alguns são considerados oncogênicos, podendo originar câncer. Entre os mais frequentes estão os tipos 16, 31 e 33, ligados ao câncer de colo de útero, chamado epidermoide, e os vírus 18 e 45, relacionados ao adenocarcinoma.
O câncer de colo de útero tem incidência de 500 mil casos anuais no mundo, sendo 18.460 somente no Brasil. Em todo o planeta temos cerca de 660 milhões de pessoas infectadas pelo vírus HPV; embora nem todos estes casos levem ao câncer.

Lembrando: O HPV é uma (DST) doença transmitida sexualmente, então é muito importante usar preservativo em todas as relações sexuais. Além disso, é muito importante que pessoas de ambos os sexos procurem seus médicos regularmente para fazer exames de rotina, como o Papanicolaou para as mulheres e o exame Urológico para os homens.

by Mari Martins
Fonte de pesquisa: SOGESP
Imagem by Google


Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina