Técnicas em Aleitamento
Nas duas últimas postagens, eu falei sobre os benefícios do aleitamento materno para a mãe e dos benefícios do aleitamento materno para a criança. Agora eu quero falar um pouco sobre as técnicas em aleitamento materno, pois sabemos que muitas mulheres encontram problemas para amamentar seu primeiro filho, por isso, toda atenção é pouca, para que tudo corra bem e mãe e filho sintam-se seguros e satisfeitos com o ato da amamentação
O obstetra, a mulher e todos os profissionais de saúde envolvidos devem estar aptos a manejar as técnicas de amamentação, que têm como base o posicionamento, a pega e a sucção efetiva. Hoje eu vou falar apenas sobre o posicionamento e nos próximos posts falarei sobre a pega e a sucção.
Posicionamento do bebê
O bebê pode permanecer sentado, deitado ou até em posição invertida (entre o braço e o lado do corpo da mãe). O fundamental nisso tudo, é que os dois estejam relaxados, confortáveis e seguros.
Existem quatro sinais indicativos da posição correta da criança:
- O corpo e a cabeça devem estar alinhados, de modo que a criança não necessite virar a cabeça para pegar a mama;
- O corpo do bebê deve estar encostado ao da mãe (abdome da criança em frente ao abdome da mãe);
- Seu queixo deve estar tocando o peito da mãe;
- A criança deve ser apoiada pelo braço da mãe, que envolve a cabeça, o pescoço e a parte superior do seu tronco. Em casos de crianças muito pequenas, a mãe deve apoiar também suas nádegas com a mão.
Posicionamento da mãe
Deitada:
- Ela pode deitar-se de lado, apoiando a cabeça e as costas em travesseiros. O bebê deverá permanecer também deitado de lado, proporcionando o contato abdome/abdome. Os ombros do bebê devem ser apoiados com os braços da mãe para manter a posição adequada;
- A mulher pode ainda deitar-se em decúbito dorsal (posição útil para as primeiras horas pós-cesariana ou para aquela mulher com excedente lácteo muito grande). A criança deve ficar deitada em decúbito ventral, em cima da mãe.
Sentada:
- A mulher deve permanecer com as costas apoiadas na cadeira ou cabeceira da cama. Ela pode ainda cruzar as pernas ou ainda usar travesseiros sobre as coxas;
- A criança pode ficar deitada, em posição invertida ou sentada (posição muito utilizada em situações especiais como crianças prematuras, fissuradas ou sindrômicas).
by Mari Martins
Fonte de pesquisa: Manual de Aleitamento Materno 2010
Imagens by Google
Comentários