Técnicas em Aleitamento


Ontem eu falei sobre o posicionamento da mãe e da criança na hora da amamentação, hoje vou falar sobre a pega correta da mama da mãe.

Pega
Para que haja sucção efetiva, a criança deve abocanhar não só o mamilo, mas principalmente toda ou maior parte da aréola. Esta pega correta proporciona a formação de um grande e longo bico que toca o palato da criança, iniciando assim o processo de sucção. Os ductos lactíferos terminais, situados embaixo da aréola, são pressionados pela língua da criança contra o palato, iniciando-se o processo de saída do leite, ajudada pelo reflexo de ejeção mediado pela ocitocina.
Caso a pega seja só no mamilo, pode haver erosão e/ou fissura mamilar por fricção continuada. A criança pode ficar inquieta, largar o peito, chorar ou se recusar a mamar, pois sem a pressão dos ductos contra o palato não há saída adequada de leite, levando a mulher a acreditar que tem "pouco leite", sentir dor, podendo então ser desencadeado o processo de desmame precoce.
A mãe pode ser auxiliada a aproveitar o processo de procurar e apreender o mamilo, que é estimulado colocando-se este na bochecha do bebê, deixando-o explorar o peito com a língua. Para tanto, a criança deverá permanecer calma e alerta, facilitando a pega da aréola.
Deve-se ainda orientar a mãe a observar sinais de ejeção de leite, como o vazamento da mama contralateral e a presença das contrações uterinas (cólicas uterinas no pós-parto imediato ou dores de "tortos").

by Mari Martins
Fonte de pesquisa: Manual de Aleitamento Materno 2010
Imagem by Google

Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina