Gravidez Prolongada





GRAVIDEZ PROLONGADA


É a gestação que se prolonga além das 41 semanas. Ocorre em torno de 10% das gestações e ocasiona alta incidência de intercorrências obstétricas, levando a complicações maternas e fetais. Dentre os fatores mais conhecidos associados à gravidez prolongada estão a anencefalia (mal formação onde o feto nasce sem o cérebro), as anomalias fetais, a hipoplasia suprarrenal (alteração da glândula suprarrenal), idade materna (jovem demais ou de idade avançada), gestação múltipla e várias afecções como lúpus, diabetes, obesidade, epilepsia e alcoolismo. A idade gestacional mais correta é aquela determinada com base no ultrassom dos primeiros 3 meses de gravidez. As complicações da gravidez prolongada são: maior número de partos com rotura do colo do útero, desproporção entre a cabeça do feto e a bacia, macrossomia (cabeça grande), hemorragia pós parto, infecção puerperal e o dobro de risco de cesárea e morte fetal durante o trabalho de parto. São características clínicas sugestivas de pós maturidade: diminuição do vérnix (aquela massa branca protetora que envolve a pele do feto), pele seca, rachada, frouxa e enrugada, unhas longas, cabelos abundantes, corpo magro e longo, olhos abertos com aspecto de alerta. Pode-se adotar uma conduta expectante ou uma indução eletiva do trabalho de parto em relação às gestações prolongadas. No geral, a conduta expectante da gravidez foi associada com maior chance de parto cesárea do que a indução eletiva do trabalho de parto. A cesárea deve ser reservada sempre para quando o colo não se encontra favorável ou em situações que colocam o feto em risco (como a macrossomia fetal). No manejo da gestação prolongada, a decisão da paciente é o que mais importa. 

Fonte: revista Femina, agosto de 2010, vol. 38. Trabalho de revisão do Dr. Ângelo do Carmo Silva Matthes (Faculdade de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá).


Coluna Saúde da Mulher - assinada pela Dra. Elaine K. Vasconcelos - Ginecologista, Obstetra e Mastologista - CRM: 101324.
Imagem by Mari Martins






Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina