Dica Cultural



ESTREIA

ÓPERA FANTÁSTICA: O mundo fantástico da ópera
Com Rosana Rios, César Patoulos; Virgínia Rezende Montesino; Regina Rios, Gustavo Tassi; Michel Souza, Diego Maurílio e Raquel Gillio.
Ópera Fantástica é um projeto que pretende levar ao público o conhecimento das histórias de algumas grandes óperas. No espetáculo a narração da história se mescla com música de piano e canto lírico, em meio a uma aventura em que os personagens adentram o universo operístico. A apresentação traz trechos de clássicos como “Aída”, “O Barbeiro de Sevilha” e “Carmen”. Texto original da escritora Rosana Rios com colaboração de Virgínia Montesino. +6. 60 min.
13 de outubro (sáb) – 11h – BP Belmonte
14 de outubro (dom) – 11h – BP Cora Coralina
17 de outubro (qua) – 14h30– Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

TEATRO

Albertinho, menino voador
Com Cia. Luzes e Lendas
A peça utiliza-se do teatro de sombras e objetos animados, para contar a história de Santos Dumont, desde sua infância até o vôo do XIV-bis. Dois mecânicos, que trabalham para o Sr. Dumont, estão às voltas com um novo projeto do “chefe” e, enquanto trabalham, comentam e ilustram fatos da vida do inventor. As histórias narram a infância do menino Albertinho, que já demonstrava atração por máquinas de voar e pela leitura dos livros de Júlio Verne, as suas experiências nem sempre bem sucedidas com os balões, e o momento atual, 1906, quando os mecânicos estão trabalhando na montagem de um aeroplano muito especial: O XIV BIS. Livre.
12 de outubro (sex) – 11h e 15hBiblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Fui educado pela imaginação
Com Cia. Corpocena
Poética cênica não linear sobre o universo das brincadeiras infantis, num jogo entre memória e imaginação, levando à cena brincadeiras conhecidas e outras inventadas em composição com pequenas fábulas de medo, heroísmo e fantasia.
13 de outubro (sáb) – 16h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dom Quixote, o cavaleiro sonhador
Com Núcleo Trecos e Cacarecos
Neste espetáculo o Núcleo Trecos e Cacarecos promove uma leitura absolutamente inovadora do clássico de Cervantes. A célebre história do cavaleiro é contada com a utilização de objetos de uso cotidiano em lugar dos personagens da trama. Livros e brinquedos ganham vida e se transformam nos personagens da trama criativa e envolvente. Livre.
14 de outubro (dom) – 11h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
As aventuras do Super Reciclomem
De maneira lúdica e interativa, ensinamos as crianças que não podemos jogar os resíduos nas ruas e devemos adotar o hábito da reciclagem. 4 a 10.
17 de outubro (qua) – 10h – BP Raul Bopp

MÚSICA

Workshop: Música Flamenca
Já estão abertas as inscrições para o Workshop de Música Flamenca, com o instrumentista Zezo Ribeiro, estudioso de violão flamenco radicado há 11 anos na Espanha.
Zezo abordará em dois dias os pontos de conexão entre as músicas flamenca e brasileira (como inflexões melódicas e processo de harmonização), diferenças entre elas no violão (atitude, construção, sonoridade e utilização de técnicas) e alguns aspectos da música e cultura flamenca e cigana (filosóficos, didáticos, culturais), além de temas como movimentos musicais e falseta, virtuose Versus aparato etc.
O workshop acontecerá nos dias 20 e 27 de outubro, sábados, às 14h na biblioteca de Música.Vagas limitadas. BP Cassiano Ricardo.
Show: Gonzagueando com Escurinho do Acordeon
Com Escurinho do Acordeon
O sanfoneiro Escurinho do Acordeon, considerado o Gonzagão de Santo Amaro, traz ao auditório Kiyomi Oba, um repertório especialmente escolhido em homenagem ao Rei do Baião. 18 de outubro (qui) – 19h – BP Belmonte

CURSO

Literatura Policial e Detetivesca: estudo e desenvolvimento da escrita profissional
Com o jornalista e escritor Sérgio Pereira Couto
Foi se o tempo em que o culpado era o mordomo... A oficina pretende resgatar a literatura policial clássica, adicionando elementos atuais e, vez ou outra, surreais, como no caso de literatura fantástica. Também serão exploradas a vida e a obra dos principais nomes do gênero policial e expostas as metodologias para criação de histórias. +14.
Carga horária: 18h. 20 vagas. Inscrições diretamente na Biblioteca de seu interesse.
Às terças, às 14h, de 16 de outubro a 27 de novembro. BP Paulo Setúbal.
Às quintas, às 14h, de 18 de outubro a 29 de novembro. BP Amadeu Amaral.
Palestra Nova ortografia
O professor João Jonas Veiga Sobral apresentará as principais mudanças propostas pelo Novo Acordo Ortográfico e as ilustrará com exemplos extraídos de mídias impressas e canções populares. Haverá espaço para debate e esclarecimento de dúvidas a cerca das novas solicitações. 2h10.
18 de outubro (qui) – 15h – BP Belmonte

OFICINAS

Oficina de escrita criativa – Como escrever seu livro
Com Reynaldo Bessa
Será abordado como desenvolver uma ideia que dará origem a um poema, conto ou até mesmo romance; como enriquecer essa idéia através de leituras e análises de texto; como terminar um texto inacabado. Também serão mostrados os caminhos a serem seguidos no mercado editorial atual, o mundo dos blogs, livros digitais, mídias sociais e muito mais. +15.
25 vagas. Inscrições até 16 de outubro pessoalmente ou pelo telefone.
Às quartas, das 14h às 16h, de 17 de outubro a 28 de novembro. BP Milton Santos
Os sons que vêm do lixo
Com Maria Anunciação Rosa da Silva
A oficina pretende reunir conceitos de educação ambiental, percepção musical e elementos da cultura popular na construção de instrumentos musicais com materiais descartados. +12.
Às terças, das 8h às 11h, até 27 de novembro. BP Raul Bopp.
Acesse toda a programação de oficinas nas Bibliotecas.

CINEMA

O surrealismo de Luis Buñuel

Em outubro serão apresentados sete filmes da aclamada obra cinematográfica de Luis Buñuel.
BP Roberto Santos
14 de outubro
16h - O anjo exterminador
18h - O discreto charme da burguesia

ARTES NA RUA

Cortejo da Memória
Com Grupo Redimunho
Uma velha trupe circense, que na sina de trocar sua arte por pouso e comida, percorre os “Brasis”, e convida o publico a (re)memorar sua própria história, embalados pelas cantigas e cirandas de um outro tempo, que mesmo que pareça distante, ainda está vivo dentro de cada um. Consulte nossa programação de Artes na Rua e divirta-se!
blogger custom facebook twitter

Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina