Oncologia comparada é tema de Escola São Paulo de Ciência Avançada


Em outubro, os maiores especialistas do Brasil e do exterior em oncologia comparada estarão reunidos em São Paulo para discutir sobre os mais recentes avanços científicos na área, que integra o estudo do câncer de ocorrência natural em animais e no homem. Eles participarão da São Paulo Advanced School of Comparative Oncology, que será realizada nos dias 30 de setembro a 7 de outubro no Grande Hotel São Pedro, em Águas de São Pedro, no interior de São Paulo.
Voltado para estudantes de doutorado, pós-doutorado e jovens pesquisadores nas áreas de oncologia humana e veterinária, um dos objetivos do evento, realizado no âmbito da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), modalidade de apoio da FAPESP, é estimular o avanço do conhecimento da área de oncologia comparada no Brasil.
O conceito tem despontado como uma potencial alternativa para pesquisa e desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas do câncer. Isso porque muitos tumores espontâneos que ocorrem em animais domésticos são semelhantes aos mesmos tipos dos que acometem humanos, tais como carcinomas de mama, linfomas, osteossarcomas, câncer de pele e tumores cerebrais.
Além disso, de acordo com os pesquisadores da área, os tumores espontâneos em cães e gatos domésticos apresentam elementos comuns às neoplasias do homem, como concordância das taxas de prevalência em áreas geográficas específicas, fatores da dieta, impacto neuro-hormonal, fatores ambientais, como poluição, além de mecanismos genéticos e epigenéticos semelhantes. Por isso, os animais de companhia são considerados excelentes modelos para a detecção de fatores de risco ambientais, e podem ser utilizados no desenvolvimento e otimização de novos sistemas de imagens para estudos de tumores, novas estratégias terapêuticas para uma variedade de cânceres.
“A população de animais de companhia com neoplasias espontâneas possibilita a realização de estudos comparativos com os humanos, dado que os animais têm menor tempo de vida e compartilham do mesmo ambiente do homem”, disse Silvia Regina Rogatto, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu, e coordenadora do evento.
De acordo com Rogatto, o conceito de oncologia comparada foi adotado pelo programa The comparative oncology trials consortium, do National Cancer Institute (NCI), dos Estados Unidos, que tem impulsionado o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas do câncer. Entretanto, ainda é pouco difundido no Brasil e em outros países.
Por intermédio do evento, os organizadores pretendem criar as bases para desenvolver uma rede de estudos colaborativos, com a participação de pesquisadores do país e do exterior, e implementar um programa multidisciplinar em oncologia comparada que utilize pequenos animais como modelos de tumores espontâneos para a caracterização de vias gênicas alteradas no câncer, identificação e validação funcional de potenciais alvos terapêuticos.
“Acreditamos que o evento será uma oportunidade única para os participantes interagirem e desenvolverem pesquisas colaborativas em câncer baseadas na interface homem-animal”, avaliou Rogatto.
Participarão do evento 28 cientistas do Brasil e do exterior, que abordarão temas como sequenciamento genômico em larga escala, imunomodulação e câncer, fatores de risco para o câncer esporádico e familial, epigenética, RNAs não-codificadores, células-tronco, inflamação, proteômica e bioinformática.
A programação científica do evento será composta por apresentações sobre diferentes tipos de tumores, como cânceres hematológicos, carcinomas de mama, cânceres do sistema genital masculino, cânceres colorretais e de cabeça e pescoço. Além disso, serão realizadas visitas técnicas à Unesp de Botucatu, Faculdade de Medicina Veterinária de Universidade de São Paulo (USP) e Hospital do Câncer AC Camargo, que organizam o evento.
Serão selecionados 100 estudantes, sendo 50 brasileiros e 50 do exterior. Os participantes receberão financiamento para passagens aéreas, transporte terrestre, alojamento, refeições e material de curso.
As candidaturas para participar do evento foram até 30 de julho. Pesquisadores seniores também terão oportunidade de participar da Escola se inscrevendo a partir 2 de agosto no site www.comparativeoncologyespca.org/. 

Imagem by Google
Fonte: Agência Fapesp




Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina