quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Brasileiríssima



Jabuticaba, o nome vem do tupi yauoti 'kaua, mais brasileiro que isso, impossível!

A parte mais saudável da fruta é a casca, é nela que se concentra o elemento mais nutritivo, a antocianina, rica em antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres da circulação sanguínea, diminuindo assim, as chances de se ter tumores, infarto e ainda ajuda a estabilizar a glicose no sangue dos diabéticos.
A polpa contém ferro, fósforo e vitamina C, além da niacina, vitamina do complexo B, que facilita a digestão e a eliminação de toxinas. A casca e a polpa contém pectina que ajuda a diminuir o colesterol.

Atenção: Depois de colhida, a fruta já começa a fermentar, a saída é guardar num saco plástico e dentro da geladeira.

Humm, além de degustar a fruta, você pode fazer suco, doce e licor. Tudo fica delicioso com essa fruta brasileiríssima, até mesmo em forma de molho para incrementar o frango. Um dos melhores restaurantes de comida brasileira de São Paulo, o Tordesilhas, oferece essa opção em seu cardápio.

Curiosidade: A árvore era tão preciosa no século XVII, que era declarada como bem nos testamentos. Acredita nisso?


by Mari Martins
Imagem by Google


Um comentário:

Jackie Freitas disse...

Mari, minha querida!
Nossa, eu adoro jabuticaba! E fazia muito licor com ela também..rsrsrs... Ela me lembra a infância! Tínhamos um pé em casa e nos acabávamos de comer...rsrs...e tudo era uma grande aventura para nós!
Grande beijo, linda!
Jackie