terça-feira, 16 de abril de 2013

Exercícios para o fortalecimento da musculatura pélvica da gestante





Todas as mulheres deveriam preparar o períneo para o parto?
Sim, especialmente as que têm vida sedentária. A correta orientação sobre exercícios para fortalecer a musculatura pélvica colabora para evitar lacerações importantes e para a recuperação da musculatura perineal no pós-parto.

Quais os principais benefícios destes exercícios?
Além de preparar o tecido da região, também permitem que a grávida conheça e aprenda sobre as sensações do parto e como controlar esses poderosos músculos. Este conhecimento auxiliará no preparo para o momento do parto.

Os exercícios de Kegel, por exemplo, buscam fortalecimento da musculatura pélvica por meio de séries que alternam contração e relaxamento dos músculos da pelve. Os exercícios devem ser realizados pela gestante deitada ou sentada, inclusive enquanto realiza as suas atividades diárias, como durante uma refeição, dirigindo ou falando ao telefone. Também pode ser útil  o EPI-NO, um instrumento que objetiva diminuir a necessidade de episiotomia, promovendo a expulsão mais suave e natural. Após o parto, ele também pode tratar eventual incontinência urinária. Este aparelho é dotado de um visor e uma sonda que é inflada após a sua introdução na vagina da gestante, trabalhando e alongando a musculatura perineal. Estudo publicado em 2009 evidenciou que o uso do aparelho aumentou significativamente a probabilidade de o períneo se manter íntegro e reduziu as taxas de episiotomia.


Fonte: Revista Sogesp - Jan/Fev. 2013
Imagem by Google




Nenhum comentário: