Dica Cultural


cabecalho_programacao_verde musgo

Feira de Troca de Livros e Gibis

Traga seu livro ou gibi e troque por outros que você não tenha!
São aceitos para troca livros em boas condições de literatura infantil, juvenil, adulto, gibis, quadrinhos e mangas. Só não são aceitos livros técnicos ou didáticos.
19 de maio (dom), 10h – Parque Esportivo dos Trabalhadores
familia burg

Teatro

Um dia com a Família Burg
Com a Família Burg
O espetáculo traz uma leitura do universo circense através de três palhaços: Gonçalves, Sepúlveda e Sobolha. De diversas formas o trio atrai a atenção do público com números clássicos e números da modalidade cômico-acrobática conhecida como “Dandis” – rara no circo nos dias atuais. 50min. Livre
18 de maio (sáb), 16h – BP Hans Chirstian Andersen
19 de maio (dom), 11h – BP Cora Coralina
22 de maio (qua), 14h30 – BIJ Monteiro Lobato
As aventuras de Bambolina
Com a PiA FraUs
A peça conta a história e as trapalhadas e emoções (sim, por que não?) vividas por uma boneca de pano muito simpática, que passa por apuros desde quando é jogada fora por sua dona. Mas o espetáculo dá uma reviravolta na história e Bambolina passa a viver outros personagens, só de brincadeira - de cavaleiros a Branca de Neve! - com conteúdo poético e divertido. E é isso que pega a atenção, claro, além de uma particularidade do Pia Fraus: a manipulação de bonecos e cenários pelos atores vem acompanhada de pouquíssimas palavras. 50min. Livre
18 de maio (sáb), 11h – BP Belmonte
19 de maio (dom), 11h – BP Padre José de Anchieta

Encontros

Discutindo o Golpe de 1964: o que foi isso?
Com Rosa Maria Cardoso da Cunha (advogada e membro da Comissão Nacional da Verdade) e Renato Tapajós (jornalista, cineasta e ex-preso político). Mediação de Maria Zenita Monteiro (socióloga e bibliotecária, Coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas)
A programação “A Luta é Contínua” promove encontros e debates centrados no período da ditadura militar e sua influência na sociedade atual. Os debates propõem uma abordagem atual e uma reflexão sobre o aprimoramento da democracia
18 de maio (sáb), 18h - BP Viriato Corrêa
Encontro com o poeta João Batista Cidrão
O poeta João Batista Cidrão, filho do cordelista Patativa do Assaré, mantém vivo os poemas matutos do pai. O encontro acontece em comemoração aos 23 anos da Biblioteca Pública Rubens Borba Alves de Morais. Livre.
21 de maio (ter), 10h – BP Rubens Borba de Morais

Exposição

exposição alceu maio 2013
Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil
Exposição com textos informativos e imagens em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil, criado em 18 de maio de 2000 pela Lei Federal nº 9970/00, com objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a proteger suas crianças e adolescentes. A data foi escolhida em razão do crime conhecido como “Crime Araceli”, nome de uma menina de oito anos de idade que foi estuprada e assassinada em Vitória (ES), em 1973. Os autores desta violência nunca foram punidos. Desde então, todos os anos a data é marcada por solenidades e apresentação de ações de órgãos públicos e da sociedade civil no combate a esta grave violação de direitos humanos.
De 18 de maio a 31 de Maio
De 2ª a 6ª feira, das 8 às 18h
Aos sábados, das 10 às 17h e domingos, das 10 às 14h.
BIJ Monteiro Lobato

Cinema

Sessão Cineblube
Exibição em 16mm dedicada aos colecionadores, pesquisadores e amantes do cinema, especialmente os entusiastas desta bitola.
Os comancheros
Em 1843 um capitão do Texas Rangers, Jake Cutter (John Wayne), prende um jogador, Paul Regret (Stuart Whitman), que teve o azar de matar em um duelo o filho de um juiz. Porém, ao retornarem, se unem para acabar com os comancheros, brancos que vendem armas e bebidas para os índios, tornando-os violentos. +14.
18 de maio (sáb), 19h - BP Roberto Santos
Mostra História dos bairros de São Paulo
Uma cidade chamada Tiradentes
A partir da década de 70, o poder público começa a adquirir glebas de terra numa área rural conhecida como Fazenda Santa Etelvina, exclusivamente para construção de casas populares. Livre
23 de maio (qui), 14h30 - BP Cora Coralina
Conte-Outra-Vez_mapinguari

Arte nas Ruas

Conte Outra Vez
Com a Cia Mapinguari
Narração de contos tradicionais e histórias infantis. No enredo, cantigas, parlendas, contos musicados, acompanhados por percussão. Bonecos, brincadeiras e manipulação de livros e imagens também fazem parte da apresentação.
17 de maio (sex), 12h – Ônibus-biblioteca Roteiro Jardim Reimberg. Z. Sul
18 de maio (sáb), 12h – Ônibus-biblioteca Roteiro Jardim Macedônia. Z. Sul
19 de maio (dom), 11h – Ônibus-biblioteca Roteiro Cidade Tiradentes. Z. Leste
21 de maio (ter), 14h – Ônibus-biblioteca Roteiro Jardim São Luis: Vaz de Lima. Z. Sul
22 de maio (qua), 12h – Ônibus-biblioteca Roteiro Vila Guilhermina. Z. Leste
Cada história tem seu livro
Cia do Mar
O livro infantil entra em cena, passando a ser elemento básico de toda intervenção e da trilha sonora, criada a partir do próprio livro. Historias contadas e encenadas, com efeitos sonoros e apetrechos curiosos.
17 de maio (sex), 14h – Ônibus-biblioteca Roteiro Jardim Primavera . Z. Sul
18 de maio (sáb), 14h – Ônibus-biblioteca Roteiro Jardim Miriam . Z. Sul
22 de maio (qua), 12h30 – Ônibus-biblioteca Roteiro Jardim Santa Margarida . Z. Sul
Contos e Cantos Africanos
Com o Grupo Sansakroma
Buscando referências na cultura oral dos africanos, brasileiros e cubanos, o Grupo Sansakroma promete um momento de muitas histórias, música e diversão, tendo uma exposição de arte africana com máscaras, esculturas e instrumentos como cenário.
17 de maio (sex), 13h – Ônibus-biblioteca Roteiro Grajaú . Z. Sul
18 de maio (sáb), 14h – Ônibus-biblioteca Roteiro Balneário São Francisco . Z. Sul
19 de maio (dom), 13h – Ônibus-biblioteca Roteiro Chácara Santana . Z. Sul

Aconteceu nas Bibliotecas

Encontro com quadrinistas: Projeto Libre!
A Revista “Libre!” é o sonho de um grupo de novos quadrinistas brasileiros e se tornou realidade não somente pelo esforço de seus idealizadores, mas devido a centenas de leitores que acreditaram no projeto e financiaram a sua impressão coletivamente. Nos dias 11 e 12 de maio, esses novos autores da cena nacional, Felipe Portugal, Diego Sanchez, Lucas Maciel, Daniel Cramer, Vidi Descaves, Beatriz Lopes, João H. R. Castro, Laura Lannes, Xico e Gus Morais, se reuniram com seus fãs na Bibliotecas Raimundo de Menezes e Viriato Corrêa para lançar a revista e discutir os caminhos dos quadrinhos no Brasil.
mailing quinta
blogger custom facebook twitter

Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina