A culpa é da mulher?!



Não é raro ouvir "ainda", "hoje em dia", que quando um casal não consegue conceber um filho, a "culpa" é da mulher. Por incrível que pareça, em 2011, este papo ainda rola nos consultórios ginecológicos.

A pergunta que não quer calar:
A mulher tem mais problemas de infertilidade que o homem?
Segundo especialistas, a proporção é de aproximadamente 50% para cada um. Então, homens de plantão, não culpem suas esposas por não conseguirem engravidar. Compareça com elas na consulta, converse com o médico sobre o problema e assim, como sua esposa, faça os exames solicitados pelo especialista para conseguir diagnosticar o problema e dar andamento ao tratamento. Deixe o preconceito e a vaidade de lado, esse "machismo absoluto e incontestável" essa pose de "homem viril e reprodutor perfeito" só vai piorar a situação, homem mesmo, é aquele que é compreensivo, solícito, amoroso e participativo. Esse é um problema para o "casal" resolver, uma andorinha só não faz verão meu amigo...

Aproximadamente 15% dos casais que desejam engravidar apresentam algum tipo de problema que pode levá-los a um diagnóstico de infertilidade, afirmam estatísticas mundiais.

Para quem não sabe, a Varicocele é a causa detectável mais comum na infertilidade masculina e é passível de cura, nada mais é, do que varizes no funículo espermático. Tudo é uma questão de informação, outro fator que leva à infertilidade, é o abuso do álcool e o uso de drogas. A maconha por exemplo, diminui a função reprodutiva por alteração dos parâmetros normais do espermograma. Ah, assim como a maconha, o tabagismo também causa infertilidade porque também diminui a capacidade reprodutiva.

Mito ou verdade?
Alta temperatura pode causar infertilidade?
Segundo especialistas, homens que trabalham em fornos, saunas, em ambientes com altas temperaturas, podem sim se tornar vítimas da infertilidade.

Como a infertilidade é diagnosticada?
Em primeiro lugar, é preciso comparecer numa consulta com o médico especializado, no caso o Urologista. O médico fará um exame físico e solicitará como exame laboratorial um espermograma. Só assim o diagnóstico poderá ser efetuado e o tratamento iniciado.

by Mari Martins
Imagem by Google


Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina