Transtorno Bipolar





TRANSTORNO BIPOLAR


O Transtorno Bipolar do Humor, antigamente denominado de psicose maníaco-depressiva, é caracterizado por oscilações ou mudanças cíclicas de humor. Estas mudanças vão desde oscilações normais, como nos estados de alegria e tristeza, até mudanças patológicas acentuadas e diferentes do normal, como episódios de MANIA, HIPOMANIA, DEPRESSÃO e MISTOS. É uma doença de grande impacto na vida do paciente, de sua família e sociedade, causando prejuízos frequentemente irreparáveis em vários setores da vida do indivíduo, como nas finanças, saúde, reputação, além do sofrimento psicológico. É relativamente comum, acometendo aproximadamente 8 a cada 100 indivíduos, manifestando-se igualmente em mulheres e homen
A base da causa para a doença bipolar do humor não é inteiramente conhecida, assim como não o é para os demais distúrbios do humor. Sabe-se que os fatores biológicos (relativos a neurotransmissores cerebrais), genéticos, sociais e psicológicos somam-se no desencadeamento da doença. Em geral, os fatores genéticos e biológicos podem determinar como o indivíduo reage aos estressores psicológicos e sociais, mantendo a normalidade ou desencadeando doença. O transtorno bipolar do humor tem uma importante característica genética, de modo que a tendência familiar à doença pode ser observada.
Pode iniciar na infância, geralmente com sintomas como irritabilidade intensa, impulsividade e aparentes “tempestades afetivas”. Um terço dos indivíduos manifestará a doença na adolescência e quase dois terços, até os 19 anos de idade, com muitos casos de mulheres podendo ter início entre os 45 e 50 anos. Raramente começa acima dos 50 anos, e quando isso acontece, é importante investigar outras causas.

A MANIA (eufórica) é caracterizada por:
.Humor excessivamente animado, exaltado, eufórico, alegria exagerada e duradoura;
.Extrema irritabilidade, impaciência ou “pavio muito curto”;
.Agitação, inquietação física e mental;
.Aumento de energia, da atividade, começando muitas coisas ao mesmo tempo sem conseguir terminá-las;
.Otimismo e confiança exageradas;
.Pouca capacidade de julgamento, incapacidade de discernir;
.Crenças irreais sobre as próprias capacidades ou poderes, acreditando possuir muitos dons ou poderes especiais;
.Idéias grandiosas;
.Pensamentos acelerados, fala muito rápida, pulando de uma idéia para outra, tagarelice;
.Facilidade em se distrair, incapacidade de se concentrar;
.Comportamento inadequado, provocador, intrometido, agressivo ou de risco;
.Gastos excessivos;
.Desinibição, aumento do contato social, expansividade;
.Aumento do impulso sexual;
.Agressividade física e/ou verbal;
.Insônia e pouca necessidade de sono;
.Uso de drogas, em especial cocaína, álcool e soníferos.

*Três ou mais sintomas aqui relacionados devem estar presentes por, no mínimo, uma semana;
*A hipomania é um estado de euforia mais leve que não compromete tanto a capacidade de funcionamento do paciente. Geralmente, passa despercebida por ser confundida com estados normais de alegria e devem durar no mínimo dois dias.

A DEPRESSÃO, que pode ser de intensidade leve, moderada ou grave, é caracterizada por:
.Humor melancólico, depressivo;
.Perda de interesse ou prazer em atividades habitualmente interessantes;
.Sentimentos de tristeza, vazio, ou aparência chorosa/melancólica;
.Inquietação ou irritabilidade;
.Perda ou aumento de apetite/peso, mesmo sem estar de dieta;
.Excesso de sono ou incapacidade de dormir;
.Sentir-se ou estar agitado demais ou excessivamente devagar (lentidão);
.Fadiga ou perda de energia;
.Sentimentos de falta de esperança, culpa excessiva ou pessimismo;
.Dificuldade de concentração, de se lembrar das coisas ou de tomar decisões;
.Pensamentos de morte ou suicídio, planejamento ou tentativas de suicídio;
.Dores ou outros sintomas corporais persistentes, não provocados por doenças ou lesões físicas.

*estes sintomas manifestam-se na maior parte do tempo por, pelo menos, DUAS semanas.

O ESTADO MISTO é caracterizado por:
.Sintomas depressivos e maníacos acentuados acontecendo simultaneamente;
.A pessoa pode sentir-se deprimida pela manhã e progressivamente eufórica com o passar do dia, ou vice-versa;
.Pode ainda apresentar-se agitada, acelerada e ao mesmo tempo queixar-se de angústia, desesperança e idéias de suicídio;
.Os sintomas frequentemente incluem agitação, insônia e alterações do apetite. Nos casos mais graves, podem haver sintomas psicóticos (alucinações e delírios) e pensamentos suicidas;

*os sintomas devem estar presentes a maior parte dos dias por, no mínimo, uma semana.

DE QUE OUTRAS FORMAS A DOENÇA BIPOLAR DO HUMOR PODE SE MANIFESTAR:
Existem três outras formas através das quais a doença bipolar do humor pode se manifestar, além de episódios bem definidos de mania e depressão.
.Uma primeira forma seria a hipomania, em que também ocorre estado de humor elevado e expansivo, eufórico, mas de forma mais suave. Um episódio hipomaníaco, ao contrário da mania, não é suficientemente grave para causar prejuízo no trabalho ou nas relações sociais, nem para exigir a hospitalização da pessoa.
.Uma segunda forma de apresentação da doença bipolar do humor seria a ocorrência de episódios mistos, quando em um mesmo dia haveria a alternância entre depressão e mania. Em poucas horas a pessoa pode chorar, ficar triste, sentindo-se sem valor e sem esperança, e no momento seguinte estar eufórica, sentindo-se capaz de tudo, ou irritada, falante e agressiva.
.A terceira forma da doença bipolar do humor seria aquela conhecida como transtorno ciclotímico, ou apenas ciclotimia, em que haveria uma alteração crônica e flutuante do humor, marcada por numerosos períodos com sintomas maníacos e numerosos períodos com sintomas depressivos, que se alternariam. Tais sintomas depressivos e maníacos não seriam suficientemente graves nem ocorreriam em quantidade suficiente para se ter certeza de se tratar de depressão e de mania, respectivamente. Seria, portanto, facilmente confundida com o jeito de ser da pessoa, marcada por instabilidade do humor.

COMO SE DIAGNOSTICA A DOENÇA BIPOLAR DO HUMOR:
O diagnóstico da doença bipolar do humor deve ser feito por um médico psiquiátra, baseado nos sintomas do paciente. Não há exames de imagem ou laboratoriais que auxiliem o diagnóstico. A dosagem de lítio no sangue só é feita para as pessoas que usam carbonato de lítio como tratamento medicamentoso, a fim de se acompanhar a resposta ao remédio.

COMO SE TRATA A DOENÇA BIPOLAR DO HUMOR:
O tratamento, após o diagnóstico preciso, é medicamentoso, envolvendo uma classe de medicações chamada de estabilizadores do humor, da qual o carbonato de lítio é o mais estudado e o mais usado. A carbamazepina, a oxcarbazepina e o ácido valpróico também se mostram eficazes. Um acompanhamento psiquiátrico deve ser mantido por um longo período, sendo que algumas formas de psicoterapia podem colaborar para o tratamento. 



Coluna No Divã - assinada pela Dra. Marisa Martins - Psicóloga - CRP: 06/30413-0.
Imagem by Google




Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina