Dica Cultural



Catavento abre exposição permanente sobre a evolução humana


O museu Catavento Cultural e Educacional, em parceria com o Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos da Universidade de São Paulo (USP), deu início à exposição permanente “Do Macaco ao Homem”, que apresenta os principais passos evolutivos da humanidade em diferentes aspectos.
A exposição está estruturada em módulos temáticos, introduzidos pela apresentação de uma árvore evolutiva da linhagem humana, que se estende de sete milhões de anos atrás aos dias atuais, passando pelo surgimento do Homo sapiens, há 200 mil anos.
Em seguida o visitante é levado a um passeio pela evolução considerando a posição do homem no reino animal, as mudanças na locomoção, o desenvolvimento da dentição e do cérebro, as transformações da aparência física, o surgimento dos grandes símios e a tecnologia da pedra lascada, entre outros aspectos, terminando com um módulo sobre a origem da capacidade humana de simbolização e de produção artística.
A exposição é complementada por dois pequenos documentários: o primeiro, de três minutos, mostra como nossos ancestrais lascavam a pedra para confeccionar seus artefatos; o segundo, de sete minutos, explica como os arqueólogos e antropólogos lidam com ossos humanos no trabalho em campo e no laboratório.
Os módulos contam com uma quantidade significativa de réplicas dos ancestrais do Homo sapiense de artefatos de pedra lascada e de osso. O acervo foi acumulado pelo Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos da USP nos últimos 20 anos. A curadoria da exposição é do professor Walter Neves.
A exposição está aberta de terça a domingo, das 9h às 17h, e a bilheteria fecha às 16h. O ingresso custa R$ 6, com entrada gratuita aos sábados.
O museu Catavento Cultural e Educacional fica no Palácio das Indústrias, localizado na Praça Cívica Ulisses Guimarães, no Centro da capital paulista.
Mais informações: www.cataventocultural.org.br


Comentários

BLOGZOOM disse…


Mari,

estou compartilhando.

Bjs

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina