Uma questão de "Cultura"

Eu estava lendo uma matéria no "Último Segundo", matéria muito interessante sobre mulheres árabes que restauram a virgindade (colocarei o link para quem quiser ler na íntegra) e me coloquei a pensar na definição de "Cultura" e fui pesquisar:

São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.

A matéria fala sobre mulheres árabes que "necessitam restaurar a virgindade antes do casamento" e dos problemas que elas enfrentarão caso não sejam "virgens", segue abaixo trecho da matéria:

Mulheres árabes pagam para restaurar virgindade

Jovens mulheres de países ou de origem árabe estão pagando cerca de 2 mil euros (aproximadamente R$ 4,6 mil) por uma cirurgia realizada na França para restaurar a virgindade, um procedimento que, em alguns casos, pode salvar suas vidas.
A clínica que faz a cirurgia de restauração do hímen fica em Paris e é liderada pelo médico Marc Abecassis. De acordo com ele, são feitas entre duas ou três cirurgias por semana, que duram em média 30 minutos e requerem apenas anestesia local.
Abecassis afirma que a média de idade de suas pacientes é de 25 anos e que elas são de todas as classes sociais.
Apesar de a cirurgia já ser feita em muitas clínicas em todo o mundo, Abecassis é um dos poucos médicos árabes que fala abertamente sobre o procedimento. Ele afirma que algumas das mulheres que o procuram precisam do certificado de virgindade para conseguir se casar.
"Ela pode estar em perigo, pois, em alguns casos, é uma questão de tradições e família", disse o médico. "Acredito que nós, como médicos, não temos direito de decidir por elas ou julgá-las."
Para estas mulheres existe também uma opção sem cirurgia. Um site de uma fábrica chinesa vende hímens artificiais por 23 euros (cerca de R$ 54). O hímen chinês é feito de elástico, contém sangue artificial e é colocado dentro da vagina para a mulher simular virgindade, de acordo com a companhia.

Se fizermos uma comparação, aqui no Brasil esse tipo de cirurgia é feita por vaidade, a mulher faz para satisfazer um desejo seu ou como uma surpresa, um presente para o marido, faz também por questões estéticas ou até mesmo porque acredita que o desempenho sexual vai ser mais satisfatório. Por isso fiquei tão intrigada e fui buscar o significado da palavra "Cultura" e fiquei pensando em como a "Cultura" dentro de uma determinada comunidade, pode sacrificar, torturar, excluir e descriminar o ser humano. Nós temos uma idéia totalmente equivocada sobre cultura, a maioria das pessoas quando pensa em cultura, pensa somente no que é "Erudito" e não num significado mais abrangente.

O que você acha disso tudo? Já pensou nisso? Caso queira opinar, deixe seu comentário aqui no Atemporal.

Leia na íntegra a reportagem: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/bbc/mulheres+arabes+pagam+para+restaurar+virgindade/n1237597415060.html

Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina