FAPESP e EU-LIFE reúnem especialistas em genética de câncer, mecanismos de inflamação




A FAPESP e a EU-LIFE – entidade que congrega 13 instituições de pesquisa europeias da área de ciências da vida, com destaque para a biomedicina – realizam, entre os dias 7 e 9 de junho, o FAPESP/EU-LIFE Symposium on Cancer Genomics, Inflammation & Immunity, reunindo alguns dos maiores especialistas brasileiros e europeus em genética do câncer, mecanismos de inflamação e imunidade.
O objetivo do Simpósio é promover a pesquisa colaborativa internacional, fortalecendo as relações entre cientistas das instituições que compõem a EU-LIFE e seus pares no Estado de São Paulo, por meio de um programa científico com grande potencial de colaboração.
Reunidos na sede da Fundação, em São Paulo, os pesquisadores terão três dias para discutir temas como genômica do câncer e bioinformática, com palestras sobre estudos do microbioma bucal, seleção positiva e negativa de células tumorais, a ação de receptores hormonais em casos de câncer de mama e análises de expressão gênica global a partir de imagens do organismo, entre outras.
Também serão tratados temas de mecanismos de inflamação e imunidade, como o papel dos receptores imunes inatos na patogênese do diabetes tipo 1, imunopatogênese da cardiomiopatia em doentes de chagas, e mecanismos de proteção fetal em gestações associadas à malária.
O EU-LIFE reúne uma comunidade de 7.200 pesquisadores em 13 institutos de pesquisa de diferentes países europeus: Center for Genomic Regulation (CRG, Espanha); Central European Institute of Technology (CEITEC, República Tcheca); European Institute of Oncology (IEO, Itália); Friedrich Miescher Institute for Biomedical Research (FMI, Suíça); Institut Curie (IC, França); Institute for Molecular Medicine Finland (FIMM, Finlândia); Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC, Portugal); Max Delbrück Center for Molecular Medicine in the Helmholtz Association (MDC, Alemanha); Research Center for Molecular Medicine of the Austrian Academy of Sciences (CEMM, Áustria); The Netherlands Cancer Institute (NKI, Holanda); The University of Copenhag en Biotech Research & Innovation Centre (BRIC, Dinamarca); The Babraham Institute (BI, Reino Unido) e VIB (Bélgica). Durante o FAPESP/EU-LIFE Symposium on Cancer Genomics, Inflammation & Immunity será firmado um acordo de cooperação entre as duas instituições, com o objetivo de fomentar parcerias no âmbito das linhas de fomento da União Europeia na área de ciências da vida.
O simpósio será em inglês, sem tradução simultânea. A programação completa do evento pode ser acessada em fapesp.br/eventos/eulife

Fonte: Agência Fapesp


Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina