quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Sustentabilidade. Dicas para deixar sua casa mais fresca nesse verão e para fazer reúso de água da chuva




Eu andei lendo um material sobre sustentabilidade e encontrei dicas super legais para manter a casa mais fresca e para fazer reúso de água da chuva. Nos dias de hoje, acho que precisamos realmente pensar em reúso e em nos adaptarmos a essa nova situação. A escassez de água, nos obriga a tomar tais atitudes.

Telhado:
Use cores claras no telhado e se for preciso, pinte o telhado de branco. A cobertura clara repele a radiação, ajuda a combater o aquecimento global e diminui o efeito estufa. Sem contar que esquenta menos a casa e, desta forma, os ambientes exigem menos o uso do ar condicionado, reduzindo o consumo de energia.



Outra dica bem legal, essa para quem está construindo uma casa, são os telhados verdes, que podem ser compostos por vegetação como grama e arbustos instalados no topo dos telhados das casas. A vantagem na utilização dessa tecnologia e a absorção de parte da radiação solar, o que reduz as ilhas de calor e aumenta a qualidade ambiental das cidades. A cobertura verde também melhora o isolamento térmico interno, o que oferece temperaturas mais amenas no verão, o que reduz também o uso do ar condicionado, sem falar no fato super legal de você ter um jardim no seu telhado e poder desfrutar disso com sua família.



Reúso de água de chuva:
A variedade de sistemas para captar e reaproveitar a água das chuvas é crescente. No geral, eles são compostos por um filtro, reservatório ou caixa d'água, clorador e bomba, mas o conjunto depende do uso que se fará da água. Qualquer casa com um telhado pode receber esse tipo de tecnologia e tudo pode ser feito pelo próprio morador ou por um encanador. As vantagens são a redução no valor da conta de água e até o combate às enchentes. Os sistemas tendem a adaptar-se às calhas e aos condutores já existentes no telhado.



Ah, eu quero falar também sobre um selo chamado "Selo Sustentax". Trata-se de um trabalho muito interessante, que colabora nessa missão de escolher corretamente o que entrará ou não na sua casa, o Grupo Sustentax vem submetendo a testes, vários produtos para que possam ser atestados como sustentáveis e com qualidade garantida. No site www.selosustentax.com.br é possível conhecer detalhadamente os produtos atestados e verificar como contribuem na redução do impacto no meio ambiente e na melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas.


by Mari Martins
Imagens by Google





Nenhum comentário: