domingo, 10 de agosto de 2014

Alimentos cardioprotetores





Você sabe quais são os alimentos bons para a saúde do coração? Cerca de 50 pacientes cardíacos do hospital Dante Pazzanese, em São Paulo, responderam a um questionário e afirmaram conhecer ao menos um de uma lista de 17 dos alimentos mais recomendados para o cuidado com o coração. Porém, a maioria desconhecia os benefícios da maior parte dos itens.
A pesquisa revelou que a maioria dos pacientes não sabe qual a quantidade diária recomendada de cada alimento. Segundo o levantamento, os alimentos cardioprotetores mais consumidos pelos pacientes dentro das quantidades recomendadas foram o azeite (87,23%), o alho (82,98%), a linhaça (76,60%), os produtos integrais (72,34%) e a aveia (70,21%).
Além dos citados, a dieta apropriada para o paciente cardíaco deve ser composta principalmente de peixes (como o salmão, a sardinha e o atum), chá verde, chocolate amargo, abacate, soja, cereais, óleos vegetais, iogurte, tomate, vinho, suco de uva e margarina com fitosteróis (componente que tem propriedade de diminuição do colesterol ruim). A ingestão de pelo menos três desses alimentos deve ser diária.
Tais alimentos são conhecidos como cardioprotetores porque possuem compostos bioativos que agem sobre a diminuição da pressão arterial, do colesterol LDL (conhecido como colesterol ruim), triglicérides e controle do peso, todos fatores de risco para o surgimento de doenças do coração. Também contribuem para a melhora do HDL (colesterol bom) e a diminuição da agregação plaquetária, o que ajuda a controlar a boa circulação sanguínea e evitar coágulos e derrames.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia/Coração Alerta



Nenhum comentário: