Câncer de Colo de Útero



A FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) foi convidada pelo Ministério da Saúde a participar de um grupo de trabalho para prevenção de câncer de colo de útero e redução das taxas de mortalidade.
O presidente da Comissão Nacional de Oncologia Genital, Etelvino de Souza Trindade, tem atuado ativamente nos encontros, assessorando o Ministério da Saúde sobre as ações de prevenção e melhoria de cobertura da rede pública.
Na primeira reunião, em 15 de abril, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) apresentou o diagnóstico de situação. "O estudo expunha as ações em andamento e evidenciava as deficiências dos programas brasileiros", afirma Etelvino.
O grupo de trabalho definiu uma agenda de reuniões, começando com um programa de diretrizes, com metas programáticas, mas já é praticamente certo que um dos primeiros objetivos é a redução da mortalidade na região norte, que concentra os números mais alarmantes do país. Na sequência, serão discutidos pelo grupo a eventual necessidade da incorporação de novas tecnologias ao serviço público, captura de híbridos em rastreamento do câncer do colo do útero e vacinação contra HPV.

Lembre-se, é importante fazer seus exames anualmente! Exames como o Papanicolaou podem salvá-la do Câncer de Colo de Útero. Procure seu médico!

by Mari Martins
Fonte: FEBRASGO
Imagem by Google


Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina