Asma, diagnóstico e sintomas






A asma é uma doença crônica causada pela inflamação dos brônquios. Tal inflamação ocasiona o fechamento das vias aéreas, prejudicando a respiração. É uma das doenças respiratórias mais comuns, chegando a afetar 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

Diagnóstico:
O diagnóstico da asma é essencialmente clínico, feito em uma entrevista do médico com o paciente. É recomendado realizar a prova de função pulmonar para confirmar o diagnóstico e classificar a gravidade. Em crianças de até os cinco anos, o diagnóstico é exclusivamente clínico, devido a dificuldade de realização de exames funcionais. Na consulta, o médico deverá perguntar se o paciente tem ou teve episódios recorrentes de falta de ar e chiado no peito, se já usou algum medicamento oral ou inalatório para aliviar os sintomas, se há episódios de tosse persistente, principalmente à noite e no início da manhã; se acorda com frequência à noite por causa de falta de ar ou acessos de tosse; se nota algum dos sintomas após exposição a mofo, poeira, animais, fumaça de cigarro, perfumes ou após resfriados, riso e choro.

Tratamento:
Não há cura para a asma, uma doença pulmonar crônica marcada pela inflamação dos brônquios (vias aéreas) dos pulmões, mas uma série de tratamentos para asma estão disponíveis – tanto para ajudar a prevenir os sintomas, quanto para tratá-los quando eles ocorrem. Sem tratamento adequado, a asma pode piorar à medida que você envelhece, com ataques de asma aumentando em sua frequência e gravidade.
O tratamento para asma tem como objetivo fazer o seguinte:
  • Resolver rapidamente os sintomas quando eles ocorrem
  • Evitar sintomas e ataques
  • Melhorar seus níveis de sono e atividade
A asma pode matar em casos extremos e raríssimos. Quando a crise está muito intensa e não é feito o tratamento correto, a asma pode levar à morte. Se a pessoa tiver alguma outra complicação clínica (problema de saúde), o corpo pode ficar ainda mais debilitado. No surgimento dos primeiros sintomas, procure um médico imediatamente.


Fonte: Ministério da Saúde / cdd.org.br



Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina