Mioma. Sintomas, diagnóstico e tratamento

Resultado de imagem para mioma uterino



O mioma é um tumor benigno que acomete o útero e pode se desenvolver durante a idade fértil da mulher e podem provocar sangramento excessivo ou comprimir estruturas adjacentes, principalmente a bexiga.


  1. Subserosos
  2. Intramurais 
  3. Submucosos



Sintomas

  • Maior perda de sangue na menstruação; 
  • Período menstrual prolongado; 
  • Cólicas ou dores abdominais;
  • Aumento do volume do útero e região abdominal;
  • Prisão de ventre; 
  • Vontade de urinar mais vezes ou incontinência urinária
  • Dores durante o contato íntimo;
  • Dificuldade para engravidar.


Diagnóstico/Causa/
Tratamento minimamente invasivo


Mulheres que não tiveram filhos, obesas e com histórico de mioma na família, podem ter predisposição para o surgimento da doença. 
Existem três tipos de mioma uterino e eles podem desenvolver-se dentro, fora, entre as paredes do útero ou dentro da cavidade uterina. E são classificados em: Os principais sintomas associados são: Apesar de ser remota a possibilidade de um câncer, pode haver situações onde o mioma acometa o útero da mulher de uma maneira generalizada, necessitando da remoção cirúrgica do órgão.
O diagnóstico é realizado em uma consulta com o ginecologista, através dos exames de ultrassonografia e ressonância nuclear magnética. O Mioma aparenta estar relacionado a uma desordem da estrutura vascular da camada muscular do útero.A radiologia intervencionista oferece a vantagem de realizar um procedimento menos agressivo, uma recuperação mais rápida e a possibilidade de realizar o tratamento cirúrgico se necessário.
O mioma pode ser tratado em alguns casos, apenas com acompanhamento clínico, remoção cirúrgica (miomectomia) ou através da embolização.
A embolização é uma modalidade de tratamento onde o Intervencionista, através de uma punção na região da virilha, interrompe a circulação dos miomas objetivando a diminuição dos nódulos e do volume do útero com melhora significativa dos sintomas da doença. 
Importante salientar que os resultados com a embolização são encorajadores, a técnica é realizada nos grandes centros mundiais.


Fonte: https://www.einstein.br



​​​


Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina