Instituto francês oferece bolsas a pesquisadores estrangeiros em ciências humanas e sociais
Agência FAPESP – O French Institutes For Advanced Study Fellowship Programme oferece 31 bolsas de estudo e residência de 10 meses em quatro institutos de estudos avançados de Paris, Lyon, Montpellier e Marselha (França). O prazo de inscrição vai até 15 de setembro de 2020.
A chamada permite ao Institut des Amériques, um instituto francês público de pesquisa, promover a rede francesa no exterior e levar colegas do continente americano para as instituições francesas.
As bolsas são destinadas a pesquisadores estrangeiros em ciências humanas e sociais. Projetos de pesquisa de outras ciências que proponham um diálogo transversal com ciências humanas e sociais também são elegíveis.
Os bolsistas terão liberdade para organizar seu trabalho e realizar pesquisas como desejarem. Eles receberão subsídio de pelo menos € 2700 por mês, além de cobertura para seguro social, alojamento, pesquisa e despesas de viagem.
O requisito mínimo é ter doutorado concluído, com pelo menos dois anos de experiência em pesquisa. A exceção será para candidatos com mestrado e, pelo menos, seis anos de experiência em pesquisa em tempo integral após o término do mestrado.
Pesquisadores de todos os países podem se candidatar para o programa, mas eles não devem ter morado mais de 12 meses na França durante os três anos anteriores ao prazo de inscrição.
Os interessados devem se inscrever pelo site do programa. O resultado final será divulgado em janeiro de 2021.
Mais informações em: www.iea.usp.br/pesquisa/oportunidades-pesquisa/fias.
Comentários