Remédios biológicos e biossimilares

Resultado de imagem para remédios biológicos e biossimilares


Nos remédios biológicos, a fonte de produção é biológica e são produzidos através de células ou bactérias. Entre a classificação dos medicamentos biológicos, tem os anticorpos monoclonais - que são proteínas que vão reagir dentro do organismo com um receptor específico. Os biossimilares são biológicos, só que não foram inovadores, mas utilizam o medicamento de referência "como base". Também são produzidos por uma célula, seguem todo o processo produtivo, mas não têm todos os estudos pré-clínicos como se fosse invenção, já partem de uma molécula pronta.
No caso da produção de um remédio biossimilar, é preciso seguir a mesma sequência genética do remédio inovador. Com isso, desenvolve-se um processo em que a célula escolhida tenha uma produção elevada da proteína que vai fazer o medicamento. O processo não é exatamente o mesmo, porque mudam as condições, mas seguem as mesmas características, como meios de cultura para crescer células e proteínas.
O que torna os remédios biológicos mais eficazes, é justamente o uso de células vivas, que, inclusive, diminui o evento adverso.  Se o medicamento é autodirigido, ele vai reagir só com a célula do tumor e reduzir o impacto nas outras. Quando não são autodirigíveis, têm efeitos adversos grandes. A busca incessante é ter uma terapia que tenha a menor dose com a eficácia desejada. O comparativo é com a quimioterapia: é eficiente, mas atinge várias outras células, não é autodirigida, por isso a mulher perde cabelo, tem náusea. O que se busca são novos medicamentos para diminuir esses eventos adversos.
Um estudo da Organização Mundial da Saúde, mostrou que os biológicos que estavam na lista com potencial para novos biossimilares, já tiveram seu preço reduzido em 50% quando comparados com aqueles que não têm competidor ainda. À medida que a patente cai, o preço diminui.

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo
Imagem: Google




Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina