Plataforma gratuita pretende auxiliar estudantes de qualquer nível acadêmico

Site oferece serviço gratuito


Formatar as referências bibliográficas no final de um estudo acadêmico é um momento de resignação para muitos. Há regras que devem ser obedecidas para se colocar o nome do autor, do artigo e da publicação, além de outras identificações. Para tornar esse trabalho mais fácil e rápido, o engenheiro de produção Daniel Alon Antar criou um site que faz esse serviço. Basta preencher os campos específicos, sem a formatação e com dados presentes nas publicações, que o software põe as referências dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Daniel teve a ideia depois de sair de uma aula de metodologia científica quando estudava na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba. “Saí da aula pensando em como fazer isso e depois de verificar que não há nada parecido de uso fácil, cheguei a uma plataforma computacional que serve a alunos de qualquer nível acadêmico”, conta Daniel. O site, por enquanto, é gratuito. Ele criou uma empresa, a Menthor, que está em fase de pré-aceleração na aceleradora de empresas HotMilk da PUCPR, um organismo que abriga empresas nascentes.
“Minha ideia é ter investidores para que eu possa completar o site e oferecer um editor de textos que vai permitir ao aluno escrever o trabalho completo e editar outros tipos de arquivos, como artigos científicos, além de poder copiar e colar referências bibliográficas”, diz. Desde outubro de 2015, o site já atraiu 15 mil pessoas que fizeram o cadastro. “Espero chegar a 25 mil cadastrados em junho quando a procura deve aumentar com o fim do semestre e principalmente com as entregas de TCCs [Trabalho de Conclusão de Cursos].”
Fonte: Revista Pesquisa Fapesp - Edição 242


Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina