Queimadas

Resultado de imagem para incêndio nas matas de ubatuba

O Brasil é conhecido por ser o país com o maior número de florestas e sistemas fluviais em um território rico em recursos naturais. Pois bem, é inaceitável que as pessoas ainda pensem que as queimadas trazem algum benefício.
Tenho observado essa prática para limpeza de terrenos aqui em Ubatuba e fico horrorizada com a falta de fiscalização na cidade. Nos últimos cinco anos, observei que muitos pontos de incêndio resultaram no desmatamento de alguns morros na região das praias das Toninhas, da Enseada, do Perequê Mirim e do Lázaro. São praias próximas umas das outras e mais distantes do centro. As pessoas cortam o mato, amontoam, juntam inclusive com lixo e colocam fogo. Isso se alastra. Muitos pontos de deslizamentos com as chuvas fortes do início do ano, se devem a essa prática, onde houve deslizamento, foi justamente nos morros onde o fogo destruiu toda vegetação. Não podemos esquecer também das enchentes porque o solo não absorve a água.
É preciso uma ação para conscientização da população. A limpeza dos seus terrenos devem ser feitas e uma caçamba deve ser locada para retirada do lixo e entulhos, juntamente com o mato e não simplesmente botar fogo em tudo. A população sendo carente de recursos, deve ser auxiliada pela prefeitura do município, que precisa estudar uma forma desses entulhos serem recolhidos ou um sistema de compartilhamento de caçambas. A cidade de Ubatuba tem mais de 100 praias e uma área de Mata Atlântica riquíssima e muito extensa e precisamos preservar isso.
As queimadas no Brasil são provocadas, principalmente, pelo setor agrícola, na limpeza de terreno, cultivo de plantações ou formação de pastos. As cinzas deixadas pelas queimadas deixam o solo mais produtivo, porém esta situação não é permanente, após a incidência do fogo o solo volta ao estado normal e fica mais suscetível a erosões e pragas, por isso, as queimadas não possuem nenhum benefício para natureza.
As principais consequências das queimadas no Brasil:
• Aumento da liberação de dióxido de carbono, uma das principais causas do aquecimento global;
• Destruição de habitats naturais;
• Erosão no solo;
• Aumento do buraco na camada de ozônio;
• Perda da absorção do solo, aumentando os índices de inundações;
• Poluição de nascentes, águas subterrâneas e rios por meio das cinzas;
• Extinção de espécies (fauna e flora);
• Destruição de infraestruturas.

Texto by Mari Martins
Imagem by Tamoios News - Incêndio que abrange as praias da Fortaleza, Cedro e Bonete em Ubatuba/SP.


Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina