Sete praias de Ubatuba estão sob gestão da prefeitura do município







As praias de Maranduba, Lázaro, Enseada, Toninhas, Praia Grande, Iperoig e Perequê-Açú tiveram sua gestão municipalizada. A outorga tem duração de 20 anos, podendo ser prorrogada. Até então, as praias eram controladas pela União.

O texto do Extrato de Adesão da SPU, porém, não traz uma lista com o nome das praias às quais se refere. O objeto da outorga é descrito como “Praias marítimas urbanas, inclusive bens de uso comum com exploração econômica, nos termos da Lei. Excluem-se da transferência os trechos da Rua Coronel Domiciano, 545, a Rodovia BR-101 Rio Santos, km 49, a Ilha das Palmas e Ilhotes, s/nº, a Ilhota das Cabras, s/nº e a Ilha Laje do Forno, s/nº.”


Bem, o que temos que observar é se está havendo uma administração adequada e que traga benefícios não só para os cofres do município, mas se a manutenção das praias, limpeza, concessões, segurança e fiscalização estão sendo feitas. O povo de Ubatuba quer melhorias e segundo o Termo, a finalidade seria “estabelecer condições para uma melhor gestão dos espaços litorâneos, ensejando uma melhoria continuada, orientada para o uso racional e a qualificação ambiental e urbanística desses territórios.”


Ubatuba não tem infraestrutura e o investimento em saneamento básico e na preservação do meio ambiente é causa importantíssima para a cidade.


Essa é a hora de exigirmos que nossa cidade receba o cuidado que merece! Essa é a hora de exigirmos controle e fiscalização para preservar as nossas praias e nossas ilhas.


Vamos ficar de olho!


Texto/Foto: Mari Martins



Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina