Estudantes da USP criam robô que aproxima universitários em meio à pandemia

 


Agência FAPESP * – Equipe de estudantes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos (SP), desenvolveu o Approxima bot, uma ferramenta criada para fortalecer a amizade e os vínculos entre estudantes universitários que possuem interesses comuns.


O Approxima é um robô interativo que funciona como um pequeno aplicativo dentro do Telegram, uma das principais alternativas ao WhatsApp.


Um dos primeiros passos para se cadastrar no Approxima é definir preferências do usuário. Depois, o robô sugere potenciais amigos para cada estudante, de acordo com essas preferências. Os usuários têm total liberdade para decidir se querem acatar as sugestões.


De forma similar ao aplicativo de relacionamentos Tinder, os estudantes que aceitarem a sugestão do robô podem iniciar um bate-papo. A diferença é que, no Approxima, o objetivo não é encontrar um parceiro romântico, mas alguém com quem os estudantes possam trocar ideias e compartilhar experiências, uma amizade.


A equipe do ICMC começou a trabalhar na criação da ferramenta logo depois do início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, que obrigou o cancelamento das aulas presenciais, mantendo os universitários isolados.


No momento, o grupo está procurando pessoas que queiram contribuir com o desenvolvimento do Approxima, para criar um aplicativo que não fique restrito ao Telegram. Além disso, qualquer pessoa que queira contribuir com novas funcionalidades pode acessar o código do robô, que está aberto no GitHub. A linguagem de programação utilizada é a TypeScript.


A ferramenta pode ser baixada em https://t.me/approxima_bot.

*Com informações da assessoria de comunicação do ICMC.

 


Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina