Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2014

A saúde do adolescente preocupa OMS

Imagem
OMS pede  atenção  à saúde  do adolescente Cigarro, depressão e álcool são alguns dos problemas enfrentados por jovens de 10 a 19 anos    T rânsito, Aids e suicídio, nessa ordem, são as principais causas de morte entre adolescentes, segundo ampla pesquisa feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS), intitulada  Health for the world’s adolescents . Divulgado em maio último, o estudo ressalta que, apenas em 2012, 1,3 milhão de adolescentes morreram no mundo. A depressão é a principal causa de enfermidade e incapacidade. O estudo foi elaborado com base em avaliações de políticas de saúde e entrevistas realizadas com jovens de 10 a 19 anos, de 109 países. Cigarro, consumo de álcool e drogas, saúde mental, nutrição, saúde sexual e reprodutiva, e violência são os outros fatores que afetam a mortalidade e a incidência de enfermidades nesses jovens. “A atenção prestada à saúde dos adolescentes em todo o mundo é insuficiente”, alerta a subdiretora geral da OMS para a Saúde da

Sono de criança

Imagem
Sono de criança Q ando criança, errar é poesia. Quando adulto, errar é malandragem. Não deveria ter crescido. Porque cresci sem mudar. As pessoas é que mudaram seu olhar sobre meu temperamento. Não sou perdoado por falhas, lapsos, gafes. Antes era engraçado, hoje sou irresponsável. Antes era distraído, hoje sou preguiçoso. Antes era charmoso, hoje sou idiota. Você não tem ideia do esforço que faço todo dia para ser adulto. Tomo café de propósito, e não Nescau, que adoro, para não me entregar. Nos anos 80, ainda em meus dez anos, recebia a tarefa de comprar coisas que faltavam para o jantar no armazém. Não anotava o que minha mãe queria. Buscava memorizar, e me atrapalhava. Não foram poucas as vezes em que ela solicitava pêssego e pegava abacaxi, ela esperava por mostarda e trazia catchup, ela aguardava por salsinha e surgia com alface. As palavras formam vizinhanças estranhas em minha cabeça. Num finzinho de tarde, parei novamente n

Consumo consciente de água é tema de game educativo

Imagem
Um  game  para ensinar sobre a importância da água foi lançado em agosto pelo grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo. A iniciativa é fruto da parceria entre o Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN/CNPq), com participação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen). O objetivo do grupo de desenvolvimento de jogos educacionais é alertar crianças e adolescentes que o bem natural pode acabar e, ao mesmo tempo, ajudar a criar novos hábitos No EcoÁgua, o jogador administra um conjunto de chuveiros, com a responsabilidade de desligá-los no momento certo, gerando economia de água e permitindo que mais personagens tomem ba